CI

Biotecnologia aproxima Votorantim e Monsanto

o grupo usará as tecnologias Roundup Ready e Bt nas variedades de cana


As empresas Alellyx e CanaVialis, controladas pela Votorantim Novos Negócios (VNN), assinaram acordo de transferência de tecnologia com a multinacional Monsanto, sediada em Saint Luis (EUA), para o desenvolvimento de variedades de culturas convencionais e transgênicas. O valor envolvido na negociação não foi revelado.

Pelo acordo, as empresas compartilharão os bancos de germoplasmas que detêm e também poderão utilizar tecnologias da Basf, tendo em vista o acordo global fechado em março entre a Monsanto e a alemã para desenvolver sementes transgênicas de milho, soja, algodão e canola tolerantes à seca.

De acordo com Fernando Reinach, presidente da Alellyx e diretor-executivo da VNN, em uma primeira fase o grupo usará as tecnologias Roundup Ready (RR, que dá resistência ao herbicida glifosato), e Bt (que confere tolerância a insetos) nas variedades de cana em desenvolvimento pela empresa no Brasil. "A previsão é que as primeiras variedades de cana chegarão ao mercado em 2009", afirmou Reinach. Atualmente, a Alellyx testa 15 variedades, das quais duas ou três chegarão ao mercado.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.