Agronegócio

Biotecnologia na criação de eqüinos é tema da Rodada do Conhecimento no RS

Evento da ABCCC, em Pelotas ocorre nesta quarta-feira e levará informações aos criadores sobre novidades da inseminação artificial
Por:
1178 acessos
A Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC) realiza nesta quarta-feira, dia 9 de outubro, a primeira edição da Rodada do conhecimento. O evento inicia às 14h no auditório da Vetesul, no Parque de Exposições Idelfonso Simões Lopes, em Pelotas (RS), e integra a programação da 87ª Expofeira do município.

Os criadores contarão com palestras sobre reprodução e biotecnologia além de práticas sobre a exposição da raça. Um dos destaques do evento será a participação do médico veterinário e mestre em reprodução Daniel Fernandes Pasquini, que atua como gerente nacional da Botupharma. Ele vai falar sobre reprodução, focando
tecnologias, como as transferências de embriões e inseminação artificial. "A ideia é passar pelas novidades e desmistificar temas relacionados à reprodução e inseminação artificial, tirando as principais dúvidas dos criadores", destaca.

Entre as novidades que serão apresentadas por Pasquini estão biotecnologias relacionadas ao transporte de material genético dos animais, que permite a manutenção da qualidade mesmo a longas distâncias. Além disso, o especialista também vai destacar como manter este material genético de grandes garanhões da raça por tempo indeterminado. "Antigamente o animal morria e se perdia o material genético. Hoje temos como manter este banco para reprodução. Com o uso da biotecnologia conseguimos otimizar o aproveitamento da genética", esclarece.

Na parte de apresentação dos animais em pista, três profissionais apresentarão  os principais passos de uma Exposição da raça. O médico veterinário e ferrageador, que atualmente atua como gerente de Eventos, Relacionamento com os Núcleos e Técnico da ABCCC, Ibsen Votto, iniciará a mostra abordando o cuidado com os cascos e aprumos. Em seguida, o treinador e domador Claiton Jardel, mais conhecido como Dula, falará sobre apresentação dos animais em pista.

Quem fechará a programação será o médico veterinário e superintendente adjunto do Serviço de Registro Genealógico da ABCCC, Ricardo Vieira Borges, com as etapas e peculiaridades do julgamento. O criador da cidade de São Gabriel (RS) tem em seu currículo o julgamento de mais de cem eventos, entre eles, quatro finais da Morfologia da Expointer.

O ingresso para o evento será dois quilos de alimento não perecível.

Confira a programação:

9 de outubro

13h30min – Recepção e cadastramento

14h – Reprodução: novas tecnologias, transferência de embriões e inseminação artificial.
Daniel Fernandes Pasquini – médico veterinário, mestre em reprodução e gerente nacional da Botupharma.

15h – Preparo morfológico – apresentação prática

Cuidado com os cascos e aprumos.
Ibsen Votto – médico veterinário, ferrageador, gerente de Eventos, Relacionamento com os Núcleos e Técnico da ABCCC

Apresentação em pista
Claiton Jardel – treinador e domador

Julgamento
Ricardo Vieira Borges – médico veterinário e superintendente adjunto do Serviço de Registro Genealógico da ABCCC
Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink