Biotecnologia para pequenos

Agronegócio

Biotecnologia para pequenos

Há dois anos, a Monsanto é parceira do Programa Milho Eficiente para a África
Por:
1591 acessos

O estresse hídrico ocorre quando a quantidade de umidade no solo não satisfaz às necessidades da lavoura. A situação tanto pode ser causada porque a planta está em uma região com pouca precipitação, como é o caso da África e do Nordeste Brasileiro, ou plantada em uma área que passa por um período de estiagem, como ocorre em alguns estados norte-americanos.

Há dois anos, a Monsanto é parceira do Programa Milho Eficiente para a África (Wema - sigla em inglês). A iniciativa público-privada envolve os governos do Quênia, Uganda, Tanzânia e África do Sul, além das fundações Bill & Melinda Gates e Howard G. Buffett, da Fundação Africana de Tecnologia Agricultural (AATF) e do Centro Internacional de Melhoramento de Milho e Trigo (CIMMYT).

O programa pretende levar as vantagens da biotecnologia especialmente aos pequenos produtores dos países envolvidos, contribuindo assim para o desenvolvimento social e o combate à pobreza. Um dos compromissos da Monsanto no Wema é dispor sua tecnologia sem a cobrança de royalties. Além disso, a companhia vai contribuir com bancos de germoplasma de suas várias unidades, doação de genes de tolerância à seca, já testados e identificados em outros estudos científicos, aplicação de DNAs marcadores na condução das pesquisas, que posteriormente se tornarão de domínio público por meio do CIMMYT, e expertise no desenvolvimento biotecnológico.

O Fundo de Pesquisa Embrapa-Monsanto foi criado na safra 2005/2006 com o objetivo de financiar projetos de biotecnologia que busquem o desenvolvimento de produtos importantes para os agricultores brasileiros. Desde a criação já foram repassados mais de R$ 20 milhões para as pesquisas beneficiadas, que são selecionadas por um comitê gestor que analisa o mérito estratégico dos projetos da Embrapa.

Os valores repassados envolvem o cálculo de percentual sobre parte do que foi arrecadado em direitos de propriedade intelectual, a título de royalties, pela venda de variedades de soja com germoplasma da Embrapa contendo tecnologia Roundup Ready© da Monsanto.

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink