CI

Biotecnologia permite alimentos mais acessíveis

"As sementes de algodão, milho e soja com tecnologia Bt, ou seja, resistentes a insetos, geraram um lucro de R$ 21,5 bilhões"


A utilização da biotecnologia na agricultura permite que ocorra um aumento na oferta de alimentos com preços mais acessíveis ao consumidor, segundo informou o Conselho de Informações sobre Biotecnologia (CIB). A tecnologia Bt, por exemplo, que é aplicada em milho, soja, algodão e cana, permite culturas mais produtivas, com maiores rendimentos. 

“Em treze anos, de 2005 até 2018, as sementes de algodão, milho e soja com tecnologia Bt, ou seja, resistentes a insetos, geraram um lucro de R$ 21,5 bilhões para os agricultores, segundo o estudo Impactos Econômicos e socioambientais da resistência a insetos no Brasil: Análise histórica, perspectivas e desafios futuros. Além dos transgênicos e do melhoramento genético, a biotecnologia na agricultura oferece produtos como biofertilizante. Técnicas da biotecnologia que podem ser aplicadas à agricultura são a nanotecnologia e o silenciamento gênico”, informou o conselho. 

De acordo com o CIB, a transgenia foi um dos pontos mais importantes e cruciais para que o melhoramento genético chegasse a esse ponto. “Uma dessas característica é a resistência a insetos; a outra é a tolerância a herbicidas. Os transgênicos estão presentes no Brasil desde 1997, quando a soja transgênica resistente ao herbicida glifosato foi liberada comercialmente. A ela seguiu-se a aprovação do algodão, em 2005, e do milho, em 2007, transgênicos”, indica. 

Outro ponto importante é a utilização da nanotecnologia em conjunto com a biotecnologia. “Na agricultura, a nanobiotecnologia pode ajudar principalmente na terapia genética melhorando a forma de entregar nas células DNA/RNA sintético a fim de reproduzir novas proteínas e novas características nas plantas”, conclui. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.