CI

Blairo: Estação de Cananéia é fortaleza para proteção da saúde animal brasileira

Ministro inaugurou nesta quinta (10) nova unidade de quarentena de suínos na ilha paulista


O ministro Blairo Maggi (Agricultura, Pecuária e Abastecimento) inaugurou nesta quinta-feira (10) a nova unidade de suínos da Estação Quarentenária da Ilha de Cananéia (SP). “Esta estação é muito importante para a estratégia de fortalecimento da sanidade animal do Brasil. É uma fortaleza para o nosso setor produtivo”, assinalou Blairo, durante a solenidade. Segundo ele, a quarentena em Cananéia já permitiu detectar doenças animais, evitando que se disseminassem pelo país com o abate de lotes contaminados. “O papel do ministério é fazer com que as coisas funcionem e os criadores possam produzir.”

A construção da nova unidade de Cananéia custou R$ 2,5 milhões. A obra foi feita por meio de parceria público-privada (PPP) com a Associação Brasileira de Empresas de Genética de Suínos (Abegs) e a Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS). O Mapa fornecerá mão de obra e segurança à unidade. A quarentena serve para evitar a disseminação de qualquer doença animal no país. Somente depois do período de até 40 dias de isolamento, os animais provenientes de outros países podem fazer parte do plantel brasileiro.

A nova unidade de Cananéia tem capacidade para 500 suínos de alto valor genético, importados para melhoramento das raças do rebanho nacional. As instalações da estação têm quatro galpões projetados para alojar os animais em condições de biossegurança e bem-estar animal. Todos têm sistema de ventilação e aspersão de água para melhorar o conforto térmico. Os animais passam por testes clínicos e coleta de materiais para exames laboratoriais, a fim de atestar a sua saúde antes de serem liberados para a criação comercial.

Potência agropecuária

Além de dobrar a atual capacidade de 500 para mil suínos em quarentena, a estação abriga até 240 aves ornamentais de pequeno porte simultaneamente e também equinos para um projeto de pesquisa. A unidade do Mapa fica em uma área de 1.510 hectares na Ilha de Cananéia, no litoral sul do estado de São Paulo, distante cerca de 264 quilômetros da capital paulista.

Durante a cerimônia, o secretário de Defesa Agropecuária, Luis Rangel, destacou os avanços do Brasil na área de sanidade animal. “Hoje, o país é uma potência agropecuária, graças ao trabalho feito na área de segurança da saúde animal.” Já o presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS), Marcelo Lopes, garantiu que o setor está preparado para liderar as exportações mundiais de carne suína.

O secretário-executivo Eumar Novacki e o diretor do Departamento de Saúde Animal, Guilherme Marques, também acompanharam Blairo na solenidade em Cananéia. Depois da inauguração, o ministro e a comitiva fizeram uma inspeção em reservas ambientais da região.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.