CI

BNDES vai socorrer empresas de proteína animal

A instituição declarou que ainda não foi procurada, mas está disposta a ajudar o setor


O Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) anunciou que pretende discutir medidas de auxílio às empresas brasileiras de proteína animal. O setor, que foi fortemente afetado pela paralisação dos caminhoneiros autônomos em maio, relatou queda de 15% nas exportações em relação ao ano passado.

Alguns representantes de empresas têm levantado a possibilidade de pedir auxílio ao governo para compensar os prejuízos, que também foram influenciados pelo embargo provisório da China. De acordo com Dyogo Oliveira, presidente do BNDES, a instituição ainda não foi procurada, mas está disposta a ajudar no que for necessário. “O banco está preparado para eventualmente fazer alguma ação de alívio do fluxo de caixa das empresas nesse momento. Estamos aguardando”, afirma.

Ao mesmo tempo, o governo está tratando de negociar com a China para que seu embargo não tenha aplicação definitiva. Segundo o ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Marcos Jorge, a decisão dos orientais tem a ver com a guerra comercial travada entre eles e os Estados Unidos. “A relação entre Brasil e China é sólida. É nosso principal parceiro comercial. Estamos conversando para adensar a nossa troca comercial em serviços”, comenta.

Jorge ainda ressaltou que a decisão chinesa pegou o País de surpresa, já que o Brasil nunca cometeu nenhuma prática que ferisse a legalidade. "Estive na China sensibilizando o governo chinês. Não estamos praticando nenhum tipo de prática desleal. Estaremos acompanhando o processo legal. Eles nos encaminharam uma carta parabenizando a decisão do governo brasileiro (que suspendeu barreiras para produtos chineses no setor de aço)”, conclui.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.