BNDES vai socorrer empresas de proteína animal

AUXÍLIO

BNDES vai socorrer empresas de proteína animal

A instituição declarou que ainda não foi procurada, mas está disposta a ajudar o setor
Por: -Leonardo Gottems
244 acessos

O Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) anunciou que pretende discutir medidas de auxílio às empresas brasileiras de proteína animal. O setor, que foi fortemente afetado pela paralisação dos caminhoneiros autônomos em maio, relatou queda de 15% nas exportações em relação ao ano passado.

Alguns representantes de empresas têm levantado a possibilidade de pedir auxílio ao governo para compensar os prejuízos, que também foram influenciados pelo embargo provisório da China. De acordo com Dyogo Oliveira, presidente do BNDES, a instituição ainda não foi procurada, mas está disposta a ajudar no que for necessário. “O banco está preparado para eventualmente fazer alguma ação de alívio do fluxo de caixa das empresas nesse momento. Estamos aguardando”, afirma.

Ao mesmo tempo, o governo está tratando de negociar com a China para que seu embargo não tenha aplicação definitiva. Segundo o ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Marcos Jorge, a decisão dos orientais tem a ver com a guerra comercial travada entre eles e os Estados Unidos. “A relação entre Brasil e China é sólida. É nosso principal parceiro comercial. Estamos conversando para adensar a nossa troca comercial em serviços”, comenta.

Jorge ainda ressaltou que a decisão chinesa pegou o País de surpresa, já que o Brasil nunca cometeu nenhuma prática que ferisse a legalidade. "Estive na China sensibilizando o governo chinês. Não estamos praticando nenhum tipo de prática desleal. Estaremos acompanhando o processo legal. Eles nos encaminharam uma carta parabenizando a decisão do governo brasileiro (que suspendeu barreiras para produtos chineses no setor de aço)”, conclui.

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink