CI

Boa fase da produção rural traz otimismo para Capela de Santana/RS

Safra de arroz e a chegada de empresas e tecnologia são os destaques


A safra de arroz neste ano, considerada excelente pelo o secretário municipal de Agricultura, Indústria e Comércio, Alcenio Follmer – já que superou em mais de 50% a colheita de 2009 –, é um dos motivos do otimismo para o crescimento do município em 2011. Além disso, a intensa produção de melancia, leite, peixe, eucalipto e acácia, assim como a chegada de novas empresas, faz com que a cidade, com 11,6 mil habitantes, entre em uma fase de expansão e geração de empregos.

Conforme Follmer, a chegada de novas empresas que apostam no crescimento da cidade deve aquecer ainda mais a economia que tem na agricultura sua maior arrecadação. "75% da arrecadação de Capela vem da agricultura, temos tudo aqui, principalmente qualidade de vida, mas precisamos de mais empregos, estamos recebendo empresas que devem ajudar a solucionar o problema’’, disse ele, animado com os números da safra do arroz. "Produzimos 207 mil sacos de arroz e a expectativa para a próxima colheita é ainda maior, principalmente por causa da tecnologia aplicada."

Melancias a um real

Uma das frutas mais consumidas nesta época do ano também é motivo de festa em Capela de Santana. Em 60 hectares de terra do município a agricultura que se destaca é a da melancia, que este ano garantiu uma colheita de 30 toneladas por hectare. "A fruta é vendida pelo produtor a 30 centavos o quilo. Isso representa um retorno de R$ 7,5 mil por hectare’’, esclarece o secretário Alcenio Follmer, que ressaltou que o produto segue para o Ceasa, para grandes supermercados e para o Estado de São Paulo. "Tem tanta melancia que parte da produção é vendida na beira da estrada e é possível comprá-la por um real a unidade’’, contou.

Feira do Produtor com qualidade

Frutas, verduras, queijos, pães, mel e peixes são oferecidos na tradicional Feira do Produtor da Associação do Produtor Rural aos sábados pela manhã, no Centro da cidade. Livres de agrotóxicos, os produtos garantem mais qualidade e saúde para o cardápio do consumidor. "Faz uns seis anos que promovemos a feira, temos um movimento bom, as pessoas já estão acostumadas’’, contou a produtora Agnes Wolfart, 50, uma das primeiras a participar da feira desde a criação.

Novos açudes para produção de peixes

Pensando em aquecer o mercado do peixes no município, o secretário da Agricultura, que desde o ano passado ocupa o cargo, diz que uma das metas para 2011 é abrir novos açudes e refazer os que já existem. "Temos cerca de 150 açudes, precisamos investir para aumentar a produção já que promovemos a segunda maior feira de peixe do Estado’’, ressaltou. A partir da necessidade de máquinas para beneficiar o setor, o secretário encaminhou um projeto para o Ministério da Pesca e Aquicultura e conquistou para o município uma escavadeira hidráulica. "Em janeiro ela começa a operar."

Tecnologia aliada à agricultura

Capela possui quatro grandes produtores de arroz que, somadas as terras, cultivam uma área de 1.200 hectares. Uma delas, de 700 hectares, é da família de Luiz Fernando Kroeff. A área cultivada por irmãos e primos produz arroz desde 1922. "Somos a quarta geração de produtores’’, ressaltou Kroeff, que produz uma média de 8 mil sacos por hectare e destina 80% do que colhe para uma empresa líder de mercado. "Capela é o terceiro maior produtor do Estado, por isso precisamos investir cada vez mais em tecnologia’’, ressalta o produtor. Kroeff utiliza máquinas e equipamentos de última geração favorecendo a terra e a ecologia do local. "Usamos o mínimo de agrotóxico para não interferir nem na qualidade do arroz, nem no ecossistema da região’’, disse.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.