CI

Boa produtividade mesmo na seca

Pequenos proprietários que participam do projeto Balde Cheio em MT mantêm produção constante


Pequenos proprietários rurais que participam do projeto Balde Cheio em Mato Grosso mantêm produção constante o ano todo

Para os 190 pequenos produtores rurais que participam do programa Balde Cheio em Mato Grosso o período de seca não representa baixa na produtividade, como ocorre no sistema tradicional de pecuária leiteira. A metodologia de transferência de tecnologia desenvolvida pela Embrapa Pecuária Sudeste e aplicada no estado com apoio do Sebrae e uma rede de parceiros, incluindo a Cooperativa Mista Agropecuária de Juscimeira Ltda

(Comajul) e Cooperativa Agropecuária Nova Força (Coopernova), utiliza tecnologia de baixo custo, pode ser implantado em áreas reduzidas e garante a regularidade de produção durante todo o ano. A alimentação dos animais é feita no cocho e a pasto, em sistema rotacionado onde o pasto é dividido em piquetes, em alguns casos com uso de irrigação. Os grandes diferenciais do Balde Cheio são a otimização da área, controle dos processos e gestão de todas as informações visando a melhoraria do rendimento.

Assim, os pequenos produtores têm extraído bons resultados com aumento da produtividade, produção e, consequentemente, da renda, em muitos casos, superior a 50%.

O produtor Osmar Marcílio da Silva, 58 anos, viu a produção de seu rebanho passar de 75 litros de leite para 270 litros/dia, agora em duas ordenhas. O aumento da produção leiteira ocorreu mesmo com a redução no rebanho de 37 cabeças (sendo 20 vacas) para 31 (com 16 vacas produzindo). A renda bruta mensal que era de R$ 1.500 pulou para mais de R$ 7 mil. Seu sítio São Francisco, localizado no município de Campo Verde, 131km da Capital, é a unidade oficial do projeto em Mato Grosso. Dos 27 hectares (ha) da propriedade, ele utiliza apenas 5.3 ha para a pecuária leiteira, o restante arrenda para o plantio de soja, diversificando seu rendimento.


O técnico Guilherme Parreão que acompanha o trabalho, destaca que otimizar o uso da terra é também uma forma de aumentar a produtividade da propriedade. ‘Nesta propriedade é usado um sistema de piquetes com pasto irrigado. Eram 2 animais por há e passou para 8. Antes, eram produzidos mil litros de leite por ha/ano e esse volume passou para 12 mil‘, explica, acrescentando que a pastagem irrigada corresponde a 60% da nutrição dos animais. Ela é usada durante o período de seca. Esse ano, como o período de chuvas se estendeu, agora estão entrando no segundo mês de uso da área irrigada como pastagem para o gado. Um dos exemplos do impacto positivo do sistema de pastagem na produtividade dos animais é a vaca Dudu que produzia 16 litros/dia e agora chega a 38. A meta da propriedade é fechar 2012 com 400
litros.

A qualidade genética do rebanho 100% da raça girolando, foi sendo aprimorada com a substituição de animais improdutivos. Assim, a produtividade média do rebanho que era de 5 litros/vaca/dia chegou a 17 litros com vacas que atingem 25 a 30 litros.

ENCONTRO

Nos dias 23 e 24 de agosto, ocorre o 2º Encontro Técnico de Produtores do Projeto Balde Cheio, organizado
pelo Sebrae, com apoio Embrapa Pecuária Sudeste, Comajul, Coopernova e prefeituras dos municípios
envolvidos. As palestras e debates serão no dia 23 no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá, e as visitas a
campo no Sítio São Francisco e na Chácara Boa Visa, em Campo Verde, que consideradas bons exemplos a serem mostrados.

Informações sobre o evento pelo telefone 0800 570 0800.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.