CI

Boletim prevê tempo seco e friagens para o mês de agosto em MT

As previsões podem trazer dor de cabeça para os agricultores, já que os meteorologistas indicam que as chuvas podem ficar acima da média em algumas localidades


Segundo boletim da Divisão de Meteorologia do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam), órgão vinculado à Casa Civil da Presidência da República, a transição do período seco para o chuvoso, prevista para os meses de agosto, setembro e outubro em Mato Grosso, Acre e Rondônia deve ser normal.

Apesar das chuvas terem se prolongado esse ano, causando registros acima da média até o início de junho, o mesmo não se dará com a seca, que chega ao fim em setembro, conforme esperado.

A previsão tranquiliza órgãos públicos que estavam preocupados com a possibilidade de que um atraso das chuvas pudesse causar redução drástica no nível do rio Madeira (em Rondônia), como em 2005, por exemplo.

Por outro lado, as previsões podem trazer dor de cabeça para os agricultores, já que os meteorologistas indicam que as chuvas podem ficar acima da média em algumas localidades, inclusive com a ocorrência de fortes temporais.

Nessa época, o aumento do fluxo de umidade da Amazônia em direção à região sul, somado ao calor, sempre causa tempestades (com raios, fortes ventos e chuvas intensas). A diferença é que elas serão intensificadas e mais frequentes esse ano devido ao fenômeno El Niño.

Estamos saindo de um La Niña, quando as águas do Oceano Pacífico estão mais frias, e entrando em um El Niño, quando as águas aquecem, em um curto espaço de tempo, de 2 a 3 meses apenas. Esta situação (ir de um La Niña para um El Niño em poucos meses) ocorreu raríssimas vezes e, por isso, há poucas pesquisas indicando qual será a consequência em nosso clima, explicou o meteorologista Luiz Alves.

Quanto à temperatura, os termômetros poderão ficar ligeiramente acima do normal no período.

FRIAGENS - Normalmente causadas pelo avanço de massas polares do sul em direção ao norte, friagens como a registrada no último fim de semana ainda poderão se repetir até agosto.

Para os próximos dias há previsão de que uma nova massa polar atinja o sul de Mato Grosso, o sul e o oeste de Rondônia e o leste e sul do Acre. No entanto, a massa polar chegará fraca e, por isso, o fenômeno não chegará a ser sentido no restante desses estados.

(Com Assessoria de Comunicação do Sipam - Sistema de Proteção da Amazônia)

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.