CI

Bolsistas apresentam resultados de projetos na II Jornada Científica

A Embrapa Amapá realiza a IIª Jornada Científica, relativa ao período 2015/2016 do Programa de Iniciação Científica da instituição de pesquisa


A Embrapa Amapá realiza, nesta quarta-feira, 26/10, em sua sede em Macapá (AP), a IIª Jornada Científica, relativa ao período 2015/2016 do Programa de Iniciação Científica da instituição de pesquisa. Na ocasião, nove bolsistas fazem apresentações orais dos resultados de projetos vinculados às pesquisas desenvolvidas pela Embrapa. Também serão apresentados 30 trabalhos, de bolsistas, estagiários e empregados, em forma de pôsteres. Os bolsistas farão apresentações individuais de no máximo vinte minutos. A comissão científica é composta por pesquisadores e analistas da Embrapa, e professores convidados da Universidade Federal do Amapá (Unifap). Haverá entrega de prêmios e certificados para os três melhores trabalhados apresentados oralmente e para os três melhores apresentados em forma de pôster. A comissão científica selecionou para os prêmios livros técnico-científicos das áreas de piscicultura e entomologia.

A Jornada Científica é um evento que objetiva divulgar e avaliar os resultados dos trabalhos de iniciação científica de graduandos que participam do Programa de Iniciação Científica desenvolvido na Embrapa Amapá, que conta com apoio do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), por meio do Pibic (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica). A IIª Jornada Científica da Embrapa Amapá marca a finalização do ciclo de 12 meses em que o bolsista se inseriu na pesquisa e foi orientado pelo pesquisador da Embrapa. Entre os trabalhos a serem apresentados estão temas como avaliação de atrativos alimentares para monitoramento da mosca-da-carambola, qualidade de água no cultivo de camarão-da-amazônia em sistema fechado de recirculação, avaliação agronômica da produção de frutos de açaizeiros, entre outros.     

A programação será aberta às 9h30, no auditório Tucuju, pelo chefe-geral da Embrapa Amapá, pesquisador Jorge Yared. No período da manhã, as apresentações orais terão início às 10 horas e serão encerradas às 12h; e à tarde prosseguem das 14h às 16h30. Após o intervalo da tarde, os participantes poderão conhecer resultados de outros 30 trabalhos dos bolsistas por meio dos pôsteres instalados no corredor do prédio de administração e no auditório Tucuju.  Compõem a comissão científica os pesquisadores Ricardo Adaime da Silva, Marcos Tavares Dias e Cristiane Ramos de Jesus Barros, e a pesquisadora Daniela Gonzaga (Embrapa); e os pesquisadores professores da Unifap, Wegliane Campelo da Silva Aparício e Raimundo Nonato Picanço Souto.        

Lista dos temas/ bolsistas PIBIC / CNPq:

- Estruturas diamétrica de castanheiras em áreas de capoeiras abandonadas, do bolsista Bruno Cosa do Rosário. Orientado pelo pesquisador Marcelino Carneiro Guedes. Aluno de Engenharia Florestal da Universidade do Estado do Amapá.   

- Avaliação agronômica da produção de frutos de uma população de açaizeiros em terra firme, no município de Mazagão, da bolsista Larissa Kelly da Gama Favacho. Orientada pelo pesquisador Silas Mochiutti. Aluna de Engenharia Florestal da Universidade do Estado do Amapá.   

 - Resposta de feijão-caupi à inoculação com estirpes nativas de rizóbio, da bolsista Rayane da Mota Rios. Orientada pelo pesquisador Wardsson Lustrino Borges. Aluna de Engenharia Florestal da Universidade do Estado do Amapá.   

- Fisiologia de juvenis de pirarucu (Arapaima gigas) após restrição alimentar, do bolsista Antonielson Silva Castelo. Orientado pela pesquisadora Eliane Tie Oba Yoshioka. Aluno de Engenharia de Pesca da Universidade do Estado do Amapá

- Estoque de cipó-titica em floresta ombrófila densa de terra firme no Estado do Amapá, da bolsista Kézia Pereira da Silva. Orientada pela pesquisadora Ana Cláudia Lira Guedes. Aluna de Engenharia Florestal da Universidade do Estado do Amapá.   

- Parasitismo de Fopius arisanus sobre Bactrocera carambolae (Drew & Hancock, 1994) (Diptera: Tephritidae) em laboratório, do bolsista Jairo Caldeira Pereira. Orientado pelo pesquisador Ricardo Adaime da Silva. Aluno de Ciências Biológicas da Faculdade de Macapá (FAMA).  

- Avaliação do atrativo alimentar ceratrap como alternativa para o monitoramento de Bactrocera carambolae, do bolsista Josielson Pantoja Carvalho. Orientado pela pesquisadora Cristiane Ramos de Jesus Barros. Aluno de Ciências Biológicas da Faculdade de Macapá (FAMA).  

- Avaliação do uso do imunoestimulante mycosorba+® na dieta do pirarucu (Arapaima gigas), do bolsista Ruan da Silva Ramos. Orientado pela pesquisadora Eliane Tie Oba Yoshioka. Aluno de Engenharia de Pesca da Universidade do Estado do Amapá.

- Qualidade de água no cultivo de camarão-da-amazônia Macrobrachium amazonicum em sistema fechado de recirculação, do bolsista Yuri Ian Carvalho Furtado. Orientado pela pesquisadora Jamile Araújo. Aluno de Engenharia de Pesca da Universidade do Estado do Amapá.

Serviço

IIª Jornada Científica da Embrapa Amapá

Data: 26 de outubro de 2016 (quarta-feira)

Hora: 9h30 às 12h; 14h às 18h. 

Local: Auditório Tucuju da Embrapa Amapá

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.