CI

Bolsistas apresentam trabalhos no CIIC 2020

O evento nesta edição foi 100% digital


Foto: Pixabay

Treze trabalhos desenvolvidos por bolsistas da Embrapa Territorial foram apresentados no 14º Congresso Interinstitucional de Iniciação Científica (CIIC 2020). O evento, que nesta edição foi 100% digital, aconteceu nos dias 1º e 2 de outubro e teve um total de 36 trabalhos apresentados na modalidade oral e 102 em sessões de pôsteres.

O objetivo do CIIC é proporcionar aos participantes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica (PIBIC) e Inovação Tecnológica (PIBITI) do CNPq a oportunidade de divulgar as pesquisas desenvolvidas durante o período de estágio.

O CIIC 2020 foi realizado em conjunto pela Embrapa Meio Ambiente, Embrapa Informática Agropecuária, Embrapa Territorial, Instituto Agronômico de Campinas (IAC), Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL), Instituto de Zootecnia (IZ) e Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta Regional).

Para as analistas Bibiana Almeida e Luciane Dourado, a versão 100% digital foi um desafio para a comissão organizadora, desde a seleção da plataforma até a organização das salas para apresentação dos bolsistas de cada instituição participante.

“Foi um verdadeiro trabalho em equipe por parte de todos os institutos de pesquisa presentes na edição 2020. Ficou um grande aprendizado que contou com a parceria, empatia, risadas e dedicação de muitas horas de trabalho de uma equipe que interagiu digitalmente, mas sem esquecer do verdadeiro objetivo que era a entrega de um grande evento para os nossos alunos”, declararam. Além delas, o pesquisador André Furtado também integra a comissão organizadora da Embrapa Territorial. 

Apresentações 

Três trabalhos dos bolsistas do centro de pesquisa foram expostos oralmente e dez na forma de pôsteres. O premiado da categoria oral foi Kevin Hyslop, orientado do pesquisador Sérgio Galdino. Ele avaliou três modelos digitais de superfície (MDS) na delimitação da bacia hidrográfica do Rio Piririm (AP). Para isso, utilizou o software InVEST e os comparou com o modelo digital de terreno (MDT).

A conclusão dos estudos do bolsista foi de que a ferramenta DelineateIT do InVEST é eficaz e rápida na delimitação de bacias hidrográficas independente do modelo digital empregado. O InVEST é utilizado para quantificação e valoração de serviços ecossistêmicos no projeto “Construção do conhecimento e sistematização de experiências sobre valoração e pagamento por serviços ecossistêmicos e ambientais no contexto da agricultura familiar amazônica – ASEAM”.

As outras duas apresentações orais abordaram a sistematização de informações sobre biótipos de plantas daninhas resistentes a herbicidas e a dinâmica, em 1988 e 2018, do uso e cobertura das terras no município paulista de Brotas. Foram apresentadas, respectivamente, pelos bolsistas Débora Nascimento Ananias, orientada do pesquisador Paulo Barroso, e Hugo Guilherme de Abreu, orientado da pesquisadora Cristina Rodrigues.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.