CI

Bolsonaro faz primeira ligação 5G do país

O  leilão da tecnologia está previsto para julho deste ano


Foto: Marcos Corrêa/PR

A tecnologia 5G está mais próxima do Brasil. Nesta sexta-feira (9) o presidente Jair Bolsonaro realizou a primeira ligação com a tecnologia no país. Do Palácio do Planalto, em Brasília, ele conversou com o ministro das Comunicações, Fábio Faria, que estava em São Paulo, em um prédio da empresa Nokia.

De acordo com o Ministério das Comunicações, esta também foi a primeira vez que dois terminais do chamado 5G standalone (ou "5G puro") foram conectados na América Latina. 

"A 5G vem em boa hora, porque nós no Brasil precisamos cada vez mais integrar as regiões, em especial existe um deserto na região Norte e no nosso querido Nordeste. Com essa tecnologia, nós vamos avançar e muito”, disse o presidente na chamada.

O  leilão do 5G está previsto para julho. Nele, as operadoras de telefonia vão disputar o direito de operar as bandas de frequência nas cidades e começar a oferecer a tecnologia no Brasil. Segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) todos os Estados brasileiros devem ter acesso à quinta geração da tecnologia até julho de 2022.

"Nós iremos acabar com o deserto digital que temos no Brasil, como o senhor mencionou, nas regiões Norte e Nordeste principalmente. Nós temos hoje 45 milhões de brasileiros que não tem acesso a internet", disse o ministro Fábio Faria.

O assunto é tema de polêmica pelo mundo. Países como Suécia, Reino Unido e Estados Unidos já fizeram restrições com relação à implantação da tecnologia, especialmente com equipamentos da chinesa Huawei.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.