CI

Bom manejo para plantar no inverno

Maior retenção de água no solo


A estiagem e a geada são fenômenos climáticos que vêm ocorrendo com certa frequência nas últimas safras de inverno no Paraná e têm deixado os produtores, principalmente de milho, de mãos atadas frente aos prejuízos que causam à agricultura. Só no ano passado, o clima gerou uma quebra de safra de 22%.


Solucionar por completo esse problema é quase impossível, mas as perdas podem ser amenizadas. Especialistas afirmam que, na safrinha de milho, por exemplo, um manejo adequado por meio do plantio antecipado da cultura e também o uso do plantio direto de forma adequada diminui de forma expressiva os prejuízos que o inverno possa trazer.

Pedro Sentaro Shioga, pesquisador da área de fitotecnia do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), explica que nesse ano, em especial, o fenômeno La Niña deverá diminuir os índices de chuvas na região Norte do Estado. Por esse motivo, recomenda uma boa adubação do solo e o uso do plantio direto.

As técnicas de manejo, segundo o pesquisador, podem amenizar as perdas. ''O plantio direto traz uma proteção maior para o solo, garantindo a sobrevivência das plantas em períodos de estiagem'', garante Shioga.

Entretanto, a forma mais segura de diminuir os efeitos da geada e da estiagem ainda continua sendo o plantio antecipado. ''Iniciar a safrinha mais cedo possibilita maior retenção de água no solo. Isso porque nesse período ainda temos chuvas regulares''.

Shioga acrescenta que em Londrina, por exemplo, a partir de abril, os índices de chuvas começam a cair de forma acentuada. ''Se a inserção das sementes for feita entre fevereiro e março, quando o inverno chegar os grãos já estarão praticamente formados'', sublinha.


?
Detect language » Portuguese

?
Detect language » Portuguese

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.