Bonsmara marca presença na Feicorte 2012
CI
Agronegócio

Bonsmara marca presença na Feicorte 2012

Criadores da Fazenda Santa Rita explicam boa adaptação da raça no Brasil
Por:
Criadores da Fazenda Santa Rita explicam boa adaptação da raça no Brasil

Destacando-se pela excelente qualidade de sua carne, a raça Bonsmara marca presença na Feicorte 2012 (18º Feira Internacional da Cadeia Produtiva de Carne). Representada por criadores independentes, que visam alavancar a criação da raça no Brasil, a feira é uma ótima oportunidade de fazer negócios. Para o produtor e zootecnista José Pavan Neto, é também a oportunidade para mostrar o trabalho dos produtores e as vantagens da raça.

Segundo Laura Berwerth, zootecnista da Fazenda Santa Rita, localizada em Três Lagoas, MS, a raça se adapta muito bem ao clima brasileiro. Hoje, são 23 criadores de Bonsmara, presentes em 6 estados brasileiros. “Acreditamos que a raça ajudará a solucionar uma grande dificuldade da pecuária dos trópicos, pois produzimos touros sem sangue zebuíno, capaz de cobrir a campo, produzindo no cruzamento com vacas zebus, animais com 100% de heterose e com carne de altíssima qualidade”, comenta.

Como os animais não possuem sangue de zebuínos, a estratégia dos criadores brasileiros é criar animais capazes de cobrir as vacas zebus a campo, produzindo os chamados cruzamentos industriais, animais de corte que devido à heterose, tem desenvolvimento e ganho de peso superior a animais puros.
“Para criadores de Bonsmara, o foco é a produção de reprodutores geneticamente superiores, para venda e reprodução em fazendas de gado comercial”, afirma Laura.

Alta demanda

Segundo a zootecnista, os criadores selecionam os melhores animais para serem vendidos como tourinhos, e a demanda têm sido maior que a oferta: “geralmente faltam animais para venda nas fazendas”.

Quanto aos bezerros, os que não atendem aos padrões raciais, podem ser vendidos para corte, atingindo bons preços de venda a desmama. “São preços superiores a animais de corte zebuínos, com a mesma idade”, afirma.

Serviço:
Fazenda Santa Rita
Email: fazenda.sta.rita@hotmail.com
Contatos produtor e zootecnistas: José Pavan Neto e Laura Berwerth

Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink