CI

Bonsmara marca presença na Feicorte 2012

Criadores da Fazenda Santa Rita explicam boa adaptação da raça no Brasil


Criadores da Fazenda Santa Rita explicam boa adaptação da raça no Brasil

Destacando-se pela excelente qualidade de sua carne, a raça Bonsmara marca presença na Feicorte 2012 (18º Feira Internacional da Cadeia Produtiva de Carne). Representada por criadores independentes, que visam alavancar a criação da raça no Brasil, a feira é uma ótima oportunidade de fazer negócios. Para o produtor e zootecnista José Pavan Neto, é também a oportunidade para mostrar o trabalho dos produtores e as vantagens da raça.

Segundo Laura Berwerth, zootecnista da Fazenda Santa Rita, localizada em Três Lagoas, MS, a raça se adapta muito bem ao clima brasileiro. Hoje, são 23 criadores de Bonsmara, presentes em 6 estados brasileiros. “Acreditamos que a raça ajudará a solucionar uma grande dificuldade da pecuária dos trópicos, pois produzimos touros sem sangue zebuíno, capaz de cobrir a campo, produzindo no cruzamento com vacas zebus, animais com 100% de heterose e com carne de altíssima qualidade”, comenta.

Como os animais não possuem sangue de zebuínos, a estratégia dos criadores brasileiros é criar animais capazes de cobrir as vacas zebus a campo, produzindo os chamados cruzamentos industriais, animais de corte que devido à heterose, tem desenvolvimento e ganho de peso superior a animais puros.
“Para criadores de Bonsmara, o foco é a produção de reprodutores geneticamente superiores, para venda e reprodução em fazendas de gado comercial”, afirma Laura.

Alta demanda

Segundo a zootecnista, os criadores selecionam os melhores animais para serem vendidos como tourinhos, e a demanda têm sido maior que a oferta: “geralmente faltam animais para venda nas fazendas”.

Quanto aos bezerros, os que não atendem aos padrões raciais, podem ser vendidos para corte, atingindo bons preços de venda a desmama. “São preços superiores a animais de corte zebuínos, com a mesma idade”, afirma.

Serviço:
Fazenda Santa Rita
Email: [email protected]
Contatos produtor e zootecnistas: José Pavan Neto e Laura Berwerth

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.