CI

Borbulhas de citros serão disponibilizadas para agricultores familiares baianos

Esta é uma das ações desenvolvidas pela EBDA que visa o fortalecimento da citricultura


A partir de 1º de fevereiro, o Escritório Local de Rio Real, da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), órgão vinculado à Secretaria Estadual da Agricultura (Seagri), disponibilizará 200 mil borbulhas cítricas de alta qualidade genética e sanidade para agricultores familiares. Esta é uma das ações desenvolvidas pela EBDA que visa o fortalecimento da citricultura, através do aumento da produção e produtividade na Bahia. As borbulhas são oriundas da Unidade de Produção (Biofábrica) de Rio Real, município que possui maior área plantada do Brasil, com aproximadamente 27 mil hectares.


Segundo o engenheiro agrônomo e coordenador das ações para os citros no Estado, Nilton Antônio Caldas, as borbulhas são partes do tecido da planta, responsável pela propagação da espécie (clonagem). “A finalidade deste trabalho não é somente disponibilizar material de qualidade, mas também capacitar os agricultores de maneira contínua, incluindo novas tecnologias na produção”, concluiu.

Os agricultores familiares, produtores de mudas de citros que estiverem interessados, devem procurar o Escritório Local da EBDA de Rio Real ou entrar em contato através do número: (75) 3426-1170.

Unidades de Produção

Com o objetivo de colocar borbulhas a disposição dos produtores de mudas, a EBDA possui seis unidades de produção (borbulheiras) localizadas no Litoral Norte/Agreste de Alagoinhas e Recôncavo, principais regiões produtoras do Estado.

As unidades de produção são ambientes protegidos de pragas e doenças. A produção de borbulhas nestes ambientes é uma norma legal determinada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), que minimiza os riscos fitossanitários, como medida importante para garantir a segurança da sanidade do parque citrícola.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.