CI

Braford Campeão da PAC 2015 a venda no 60ª Remate da Cabanha Santo Ângelo

Evento acontece no dia 05 de novembro


Reprodutor Campeão Nacional da Prova de Avaliação a Campo (PAC) de reprodutores Braford de 2015, o Touro Tat. 38-3528 Ferrari será o grande destaque de venda na 60ª edição do Remate da Cabanha Santo Ângelo, que será realizado no próximo dia 5 de novembro. O animal, de propriedade da Estância Luz de São João, de Celso Jaloto Ávila, sagrou-se vencedor da 20ª edição da PAC Braford.

A prova é realizada pela Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB) em parceria com a Embrapa Pecuária Sul e visa identificar, dentro de um mesmo ambiente de criação, reprodutores superiores nas principais características de importância econômica para a cadeia produtiva da carne. Busca apontar o animal com o maior potencial genético para produzir, com rentabilidade, quantidade e qualidade de carne que atendam às exigências da indústria e do consumidor, além de valorizar touros comprovadamente melhoradores para índices de produção em rebanhos elite e comerciais.

Trata-se de um touro Dupla Marca (BB) que obteve índice final de 1,932 e foi classificado como categoria elite. É filho do touro Vaqueano em uma novilha Luz de São João 38-0447 e neto do touro Paysano. Sua avaliação ao desmame, pelo programa PampaPlus, foi como esperado, e obteve IQG 1,542 – Top 6%, que equivale a dizer que ele ficou entre os 6% melhores de todos os terneiros machos avaliados pelo programa.

“Ele tem genealogia de campeões”, informa Jaloto. “É filho do Campeão PAC/2009, Neto materno do Campeão PAC/2006, neto paterno do Paysano, Campeão Progênie Expointer por 2 anos. Ou seja, tem um pacote genético completo, o que nos mostra que a fruta não cai longe do pé”, segundo Jaloto.

O leilão acontece dia 5 de novembro, na cidade de Barra do Quaraí, às 13 horas. Indagado sobre a escolha de vender o reprodutor em um remate de terceiros, Jaloto foi enfático: “uma maneira de agradecer o convite feito pela Cabanha Santo Ângelo, que está celebrando seis décadas de remate”.

Ferrari na 20ª PAC

O animal chegou a Bagé para participar da PAC com a idade de 11 meses, pesando 286 Kg. Ao final da prova apresentou ganho médio diário de 1,142 Kg/dia, um peso ao sobreano de 495 Kg (a pasto), e perímetro escrotal 36 cm. Sua avaliação genética de progênie ao desmame, pelo PampaPlus (Programa de Avaliação Genética Oficial da ABHB), alcançou o Índice de Qualificação Genética (IQG) –  1,542 – Top 6% e Top 1% para perímetro escrotal, hoje com perímetro escrotal de 40 cm e pesando mais de 900 Kg. O que ratifica o método de avaliação da PAC para eleição de touros jovens que realmente serão melhoradores de rebanhos, segundo a entidade.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.