CI

Brahman busca apoio internacional e apresenta Congresso Mundial na Colômbia

O XV Congresso Mundial da Raça Brahmanm será realizado em Uberaba, entre 17 e 23 de outubro


A Associação dos Criadores de Brahman do Brasil (ACBB) foi à Colômbia, durante a XVII Agroexpo Corferias, realizada em Bogotá, no final de julho, para apresentar o XV Congresso Mundial da Raça Brahmanm que será realizado em Uberaba, entre 17 e 23 de outubro, e pretende reunir criatórios e profissionais que atuam com o Brahman de todos os países onde a raça está presente.

“Os colombianos ficaram entusiasmados com o fato do Congresso Mundial vir a ser realizado no Brasil pela primeira vez, oportunidade que eles terão para conhecer melhor o desempenho da raça por aqui”, comenta Gerson Simão, gerente de Relações Internacionais da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), entidade co-responsável pela idealização desta iniciativa. Segundo ele, o apoio da Colômbia é de fundamental importância já que é um dos países na América do Sul onde há predomínio de plantel Brahman entre seu rebanho, tendo muito a contribuir com o evento.

Simão chama a atenção ainda para o fato de que o mundial será uma iniciativa voltada para a raça Brahman em um contexto mundial e não para apresentar as ações que vem sendo realizadas pelo Brasil. “Junto com a ACBB estamos trabalhando para dar este direcionamento, promovendo discussões mais coletivas, debates conjuntos entre as associações da raça a fim de que se estabeleça um planejamento estratégico para definir aonde a raça quer chegar”, justifica.

O especialista avalia ainda que o Mundial permitirá muitas trocas, avançando e preparando para incrementar as exportações entre as nações participantes. “No caso do Brasil e da Colômbia, em específico, há muitas possibilidades, pois com a grande variabilidade genética dos rebanhos de ambos, os dois países podem se beneficiar com essa aproximação”, explica Gerson. Nesse sentido, já há trabalhos em andamento que prevêem troca de resultados de avaliações genéticas entre eles.

O convite aos colombianos para o Congresso foi feito durante o Fórum de Melhoramento Genético, evento que abordou estratégias para uma produção pecuária sustentável na Colômbia e reuniu cerca de 3 mil pessoas. Em outra oportunidade, durante palestra técnica realizada pela gerente de Melhoramento Genético da ABCZ, Ice Cadetti Garbellini a delegação brasileira reforçou a divulgação do Mundial. Entre os presentes estava o diretor executivo da entidade, Lydio Cosac de Faria, que aproveitou a oportunidade para estreitar relações com representantes da própria Colômbia, bem como Costa Rica, Equador, entre outros.

A programação a ser idealizada pela ACBB, em conjunto com o Brazilian Cattle, inclui além de três dias de palestras, visitas a campo, em centrais de sêmen, julgamentos e ainda dois leilões de animais e genética. As informações são da assessoria de imprensa da Associação dos Criadores de Brahman do Brasil (ACBB).

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.