Brasil apresenta aumento na exportação de arroz em maio

Agronegócio

Brasil apresenta aumento na exportação de arroz em maio

As exportações foram 263% superiores em relação ao mesmo período de 2006
Por: -Admin
6 acessos

As exportações de arroz em maio foram 263% superiores ao mesmo período do ano passado. Conforme os dados do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), o Brasil exportou 46 mil toneladas, contra apenas 12 mil em maio de 2006. Nos cinco primeiros meses do ano, o País já vendeu 118 mil toneladas para o exterior.

A Suíça, com cerca de 23 mil toneladas, foi o país que mais importou o arroz brasileiro. Em seguida aparece Gâmbia, com 19,9 mil toneladas no mês. As importações também aumentaram e o Suriname importou pela primeira vez em 2007 para o Brasil. No total, entraram 81,5 mil toneladas de arroz.

Para o diretor comercial do Irga, Rubens Silveira, a queda da moeda norte-americana facilita as importações. A entrada do produto tem acontecido principalmente por estados do Sudeste, onde o ICMS é reduzido para o arroz do exterior. Silveira defende o aumento da Tarifa Externa Comum (Tec) para dificultar a entrada do grão de terceiros países, extra Mercosul, que distribuem grandes subsídios para seus produtores.

No acumulado deste ano, as exportações tiveram uma pequena queda de 1,6% em relação ao cinco primeiros meses do ano passado. Já as importações alcançaram 310 mil toneladas, um valor 5,99% superior ao mesmo período de 2006. As informações são da assessoria de imprensa do Irga.


Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink