CI

Brasil aprova quarta planta de biometano

Unidade vai aproveitar rejeitos de aterro sanitário para produzir o biocombustível


Foto: Pixabay

A Agência Nacional de Petróleo (ANP) autorizou a empresa Zeg Biogás e Energia S.A. a iniciar operação de uma instalação produtora de biometano de aterro sanitário, em São Paulo. Trata-se da primeira planta desse biocombustível aprovada no Estado, e a quarta do país. 

Os aterros sanitários junto com as usinas de açúcar e etanol podem ser as principais fontes de produção de biogás e biometano. As usinas apresentam o maior potencial proveniente do tratamento da vinhaça, rejeito da produção de etanol, que hoje é aplicado no cultivo de cana como fertilizante.

O uso do biometano evita a poluição em duas frentes: como o metano é separado do gás carbônico, utilizando uma biorrefinaria, este deixa de ir para a atmosfera e vai parar a câmara de combustão dos motores dos veículos, lá sendo queimado para produzir energia e movimentar o veículo. Vem sendo usado em diversos países por ser um combustível renovável.

No Brasil a produção vem ganhando novos parâmetros normativos. Em 2018, a ANP regulamentou o exercício da atividade por meio da Resolução 734. No ano anterior, foram fixadas regras de controle da qualidade do biometano de aterros sanitários e de estações de tratamento de esgoto por meio da Resolução 685. As outras três usinas de biometano ficam em Seropédica e São Pedro da Aldeia,ambas no Rio de Janeiro, e a terceira em Caucaia, no Ceará.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.