Brasil central terá um terça-feira seca e quente
CI
Imagem: Gabriel Luan Rodrigues
AGROTEMPO

Brasil central terá um terça-feira seca e quente

Tempo seco e quente favorece a perda de água das plantas e do solo
Por: -Aline Merladete

A terça-feira (05/04) será um dia com características típicas de Abril. Em algumas regiões o amanhecer começa com temperaturas amenas, mas subindo gradativamente até o período da tarde. A presença de instabilidades no centro-sul do país, mantém as condições para chuvas entre SC, MS e sul de MG. E já na faixa norte do território nacional, é a Zona de Convergência Intertropical que mantém as condições elevadas para chuvas. 

Contudo, seguindo este padrão de tempo para o mês de Abril, uma ampla área no centro do país começa a ter mais influência da área de alta pressão que se estabelece na região a partir deste período. E isso impede a formação das nuvens carregadas entre o centro-oeste até o interior do nordeste. 

Este padrão de tempo mais seco, começa a impactar em algumas lavouras, visto que as chuvas não foram o suficientes para manter uma boa disponibilidade de água no solo. E com as tardes mais quentes e secas, a tendência é de uma maior perda de água das plantas e do solo. 

Confira a plataforma completa de mapas aqui.

Saiba  a previsão para a sua cidade aqui.

Região Norte

As instabilidades voltam a ganhar espaço sobre a região, mas nesta balança, algumas áreas do sul começam a ficar mais secas. Este padrão de chuvas mais irregulares será observado sobre o AC, sul de RO, sudoeste do PA e grande parte do TO. Já as chuvas mais volumosas serão registradas sobre o norte do PA, AP e RR. Nas demais áreas pode chover a qualquer momento do dia, na forma de pancadas isoladas. 

Região Nordeste

O grande destaque continua sendo as chuvas provocadas pela Zona de Convergência Intertropical na faixa norte da região. Este padrão, típico da época do ano, mantém um corredor de umidade sobre a faixa norte, promovendo as condições para chuvas volumosas entre o norte do RN até a metade norte do MA. Ao mesmo tempo, uma massa de ar quente e seco domina o interior nordestino, impedindo a formação das nuvens carregadas desde o oeste da BA até o sul do PI e oeste de PE. Pode chover entre o sul da BA até SE, mas as chuvas serão na forma de pancadas fracas e passageiras. 

Região Centro-Oeste

A atuação de uma área de alta pressão sobre a região, diminui e até mesmo impede a formação das nuvens carregadas em grande parte do centro-oeste. Pode chover no sul do MS e norte do MT, com os maiores volumes ocorrendo sobre a grande região de Sinop, com acumulados acima dos 15 mm. Entre o norte do MS, metade sul do MT e todo o estado de GO o tempo será seco, com temperaturas em elevação. 

Região Sudeste

A presença de uma região de baixa pressão e a umidade oceânica são os principais ingredientes da instabilidade sobre a região sudeste. Contudo, as chuvas vão se concentrar na metade leste de SP, alguns pontos so sul paulista, Vale do Paraíba e sul do RJ. Os volumes previstos são baixos, entre 10 e 20 mm na maioria das localidades com potencial de chuvas. Já no oeste de SP há condição para a formação de algumas instabilidades, mas de forma pontual e isolada. Por outro lado, desde o Triângulo Mineira até o norte do estado e boa parte do ES, o tempo será firme. Atenção em relação às temperaturas e baixa umidade no norte de Minas. 

Região Sul

A permanência de um sistema de baixa pressão sobre a região, mantém as condiç?os de chuvas sobre a metade norte. Essas instabilidades, poderão em alguns momentos do dia, ser fortes e na forma de temporais localizados. Pode chover desde o oeste de SC até o leste do PR, com os maiores acumulados se concentrando sobre o leste paranaense, na ordem dos 10 a 15 mm. Contudo, a metade sul da região terá um tempo mais firme, apesar da grande quantidade de nuvens. As temperaturas estarão amenas ao amanhecer, mas com gradativa elevação no período da tarde. 

Veja os mapas destaques para hoje:

Chuva

Temperatura Máxima

Umidade Mínima



 


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.