Brasil deve iniciar neste ano programa de melhoramento genético do feijão fava

Agronegócio

Brasil deve iniciar neste ano programa de melhoramento genético do feijão fava

Trabalho será coordenado pela Universidade Federal do Piauí, em cooperação com a Embrapa
Por:
994 acessos

Trabalho será coordenado pela Universidade Federal do Piauí, em cooperação com a Embrapa

O país deve começar neste ano um programa de melhoramento genético do feijão fava. O trabalho será coordenado Universidade Federal do Piauí (UFPI), que contará com a cooperação técnica da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e de outras instituições de pesquisa e ensino do Brasil, México e da Colômbia.

O feijão fava (Phaseolus lunatus L.) é uma espécie alimentar de grande importância no Brasil, sobretudo na Região Nordeste. Entretanto, apesar dos benefícios para nutrição, saúde e segurança alimentar, ainda é uma cultura que tem recebido pouca atenção da pesquisa brasileira, especialmente no aspecto do melhoramento genético.

A UFPI e a Embrapa trabalham há mais de 10 anos para ampliar o conhecimento genético dessa cultura agrícola, investindo em ações de coleta de variedades tradicionais em diversas regiões brasileiras, caracterização molecular e conservação em seus bancos genéticos.

O conhecimento gerado aponta para a necessidade de iniciar no país um programa nacional de melhoramento genético do feijão fava, em colaboração com outras instituições nacionais de pesquisa e ensino e de países da América Latina que já possuem vasta experiência nessa área, como México e Colômbia.

A criação desse programa é uma das conclusões da primeira reunião internacional de pesquisa sobre feijão fava, realizada em Teresina, de 7 a 9 de dezembro de 2016. O evento reuniu especialistas nacionais e internacionais e discutiu estratégias para o melhoramento genético da cultura no Brasil, México e Colômbia.

Leia aqui mais sobre o assunto.

 


Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink