CI

Brasil deve produzir 10,84 milhões de toneladas de carne bovina

Os Estados Unidos deverão reduzir suas exportações


Foto: Canva

Segundo dados divulgados pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), o Brasil está previsto para produzir 10,84 milhões de toneladas de carne bovina em 2024, o que representa um aumento de 2,06% em relação ao ano anterior. Enquanto isso, os Estados Unidos continuam a sentir os impactos da seca na região oeste do país, resultando em uma redução na disponibilidade de pastagens e um aumento nos custos com alimentação para o gado.

De acordo com análises do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), esses fatores levaram o USDA a projetar uma redução de 3,15% na produção de carne nos Estados Unidos para o ano atual, com um volume final estimado em 11, 90 milhões de toneladas de proteína. Além dos efeitos da seca, o alto índice de redução de bovinos nos últimos anos resultou na estimativa de um menor rebanho bovino no país desde 1960, com 87,80 milhões de cabeças projetadas para 2024.

Para suprir a demanda interna de carne, os Estados Unidos deverão reduzir suas exportações em 7,61% e aumentar as importações em 1,66%. Essa mudança no mercado internacional pode beneficiar as exportações de Mato Grosso, especialmente considerando que em 2023 os Estados Unidos aumentaram suas compras do estado brasileiro em 5,78%.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.