CI

Brasil deve retomar venda de carne aos EUA

O anúncio foi feito pelo diretor do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal do Mapa, Nelmo da Costa


O Brasil deve retomar as exportações de carne aos EUA dentro de três semanas. O anúncio foi feito pelo diretor do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal do Ministério da Agricultura, Nelmo da Costa. Ele confirmou que a suspensão das exportações havia sido uma decisão preventiva do ministério: "Paramos para fazer esse dever de casa para não correr o risco de a medida vir do governo americano."

Costa afirmou que uma comitiva de técnicos do governo dos EUA deve vir ao Brasil no próximo dia 16 para analisar algumas medidas do governo brasileiro para sanar problemas administrativos, de treinamento pessoal e de auditoria. O diretor assegura que nenhum problema grave foi identificado nos frigoríficos brasileiros na visita de uma equipe de técnicos americanos que ao longo de 40 dias fiscalizou 28 estabelecimentos desse tipo.

De acordo com Costa, o ministério treinará, na segunda quinzena de maio, 100 profissionais de vigilância para atuar na fiscalização do setor e contratará, até junho, 210 agentes de inspeção sanitária (profissionais de nível médio) e 100 fiscais agropecuários (profissionais de nível superior). Segundo ele, as contratações resultam de concurso realizado no início do ano e já foram autorizadas no Diário Oficial de 27 de abril.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.