Brasil deverá ter colheita menor de café arábica

Agronegócio

Brasil deverá ter colheita menor de café arábica

O Cepea estima que os pés de café não floresceram adequadamente com o clima seco
Por: -Redação
1 acessos

O Brasil, o maior produtor mundial de café, provavelmente colherá menos grãos do que o previsto em cerca de metade das fazendas que cultivam a variedade arábica, de gosto mais suave, após o clima seco ter prejudicado a florada dos pés. A avaliação é do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), departamento de pesquisa agrícola da Universidade de São Paulo.

O Cepea estima que os pés de café não floresceram adequadamente neste mês em cerca de metade das fazendas do Sul e do Oeste do país, que respondem pela totalidade dos grãos do tipo arábica exportados pelo Brasil, disse a analista Margarete Boteon.

"O que vemos nas fazendas de café é uma florada bem menos saudável do que se esperava", disse Boteon, que realiza uma pesquisa sobre fazendas de café no Cepea, sediado em Piracicaba (SP). A redução da produção dos pés de café brasileiros, gerada por uma seca em agosto e setembro passados, provavelmente levará os produtores e os exportadores locais a diminuir ainda mais seus estoques no ano que vem, à medida que a produção não conseguir atender à demanda interna e externa,afirmou a pesquisadora. Ela não quis fornecer uma estimativa para o ano-safra que se encerrará em outubro de 2007.

Os estoques brasileiros de café recuaram para 9,72 milhões de sacas no final de março passado, após a alta da demanda internacional ter levado as tradings a ampliar suas vendas, segundo dados disponíveis no site do Ministério da Agricultura. Em março do ano passado, os estoques brasileiros contavam com 12,2 milhões de sacas.

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink