CI

Brasil discute produção de etanol na Organização Internacional do Açúcar

Representantes brasileiros apresentarão ações governamentais de apoio ao setor


A produção de etanol vem ganhando espaço nas pautas da Organização Internacional do Açúcar (OIA). “Sem o etanol no mercado, poderia haver um desequilíbrio na oferta mundial de açúcar”, afirma o diretor de Cana-de-Açúcar e Agroenergia do Ministério da Agricultura, Cid Caldas. Para ele, a organização, que tradicionalmente trata apenas o mercado açucareiro, já incluiu o etanol nas discussões. Caldas e o secretário de Agroenergia do ministério, Manoel Bertone, representam o governo brasileiro no 19º Seminário da OIA, de 29 de novembro a 3 de dezembro, em Londres (Inglaterra).

“A organização apresentará os números da produção mundial e consumo do etanol e do açúcar”, destaca o coordenador. Ele ressalta que o OIA está preparando o primeiro anuário estatístico do etanol, para divulgar em maio de 2011. “As reuniões da organização, habitualmente realizados em Londres, tornaram-se o principal encontro do setor açucareiro e agora também do setor de etanol, devido à importância que o biocombustível vem garantindo no mundo todo”, enfatiza.

Os representantes brasileiros no encontro apresentarão as ações governamentais de apoio ao setor sucroalcooleiro, as políticas públicas de fomento às atividades e a expectativa de produção para a próxima safra de cana-de-açúcar, etanol e açúcar. “Também comentaremos as ações do Compromisso Nacional Para Aperfeiçoar as Condições de Trabalho na Cana, Plano Setorial de Qualificação para Cortadores de Cana e a participação da cana no recém lançado Programa Agricultura de Baixo Carbono (ABC)”, informa Cid Caldas.

Líder mundial na produção de açúcar e etanol de cana-de-açúcar, o Brasil é responsável por mais de 50% do comércio internacional. A experiência brasileira com etanol combustível tornou-se referência mundial no campo das energias renováveis, como forma de reduzir as emissões dos gases de efeito estufa e a dependência de combustíveis fósseis. A produção de cana-de-açúcar no país tem crescido 11% ao ano.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.