CI

Brasil doará um milhão de doses anti-aftosa à Bolívia

As doses devem chegar ainda nesta semana ao país vizinho


O Ministério da Agricultura disponibilizou 1 milhão de doses de vacina contra a aftosa para a Bolívia, que anunciou a descoberta de um foco da doença a 420 km de Mato Grosso do Sul. Conforme o superintendente federal de Agricultura, Orlando Baez, as doses devem chegar ainda nesta semana ao país vizinho. “Foi feito o procedimento básico, que é proibir a entrada de animais vivos e subprodutos. Embora o movimento [de animais] na fronteira com Corumbá seja muito pequeno”, afirmou Baez em entrevista ao programa 94 Notícias.

Segundo o superintendente, oito veterinários também estão à disposição da Bolívia. Por deter o maior rebanho da América do Sul, ele considera natural que o Brasil assuma posição de liderança sobre sanidade animal. “A Bolívia tem um rebanho de 12 milhões, o Paraguai, 9 milhões, a Argentina, 12 milhões”, exemplifica. De acordo com Baez, na última reunião do Mercosul, foi definida a criação de um fundo com recursos de 16,3 milhões de dólares para a área de defesa animal. Quanto ao Estado, que em outubro de 2005 enfrentou focos da doença, Baez afirma que os exames de sorologia estão na fase final.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.