CI

Brasil é autorizado a exportar carne bovina desossada para Rússia


O governo da Rússia deve liberar ainda nesta semana as importações de carne bovina desossada brasileira para venda no varejo, desde que originária de estabelecimentos habilitados em Estados brasileiros sem registros de ocorrência de estomatite vesicular, informou ontem (09-06) o secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Maçao Tadano.

A informação consta da mesma correspondência enviada pelo chefe interino do Departamento de Veterinária russo, Evgueni Nepoklonov, à Embaixada do Brasil em Moscou que estabeleceu os requisitos para a retomada das compras de carne suína do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.

A Rússia exige a certificação por Estado para efeitos de comprovação da inexistência de estomatite vesicular bovina. Nas embalagens de carne de gado desossada embarcadas para a Rússia deverá constar certificado emitido pelo Serviço de Inspeção Federal garantindo a inexistência da doença no Estado nos últimos 12 meses, disse Tadano. Os russos proibiram as exportações de carne bovina, em razão da estomatite vesicular, em dezembro do ano passado.

O governo russo também isentou os exportadores brasileiros da obrigação de certificar como livre da doença de “scrapie”, enfermidade encontrada em ovinos, os embarques de carne bovina nacional.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.