Brasil e Canadá debatem agenda bilateral do agronegócio, em Ottawa

Agronegócio

Brasil e Canadá debatem agenda bilateral do agronegócio, em Ottawa

Exportações brasileiras de carne bovina e suína serão tratadas no Comitê Consultivo Agrícola
Por:
655 acessos

Exportações brasileiras de carne bovina e suína serão tratadas no Comitê Consultivo Agrícola

Os principais temas do comércio agropecuário entre Brasil e Canadá serão discutidos na 8ª Reunião do Comitê Consultivo Agrícola (CCA) Brasil-Canadá, que acontece nesta segunda-feira (25) e amanhã em Ottawa, capital canadense. O encontro conta com a participação de três representantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento: o secretário interino de Relações Internacionais do Agronegócio (SRI), Odilson Ribeiro Silva, o diretor de Inspeção de Origem Animal da Secretaria de Defesa Agropecuária, José Luís Vargas, e o assessor do Departamento de Negociações não Tarifárias da SRI, Filipe Lopes.

A delegação brasileira defenderá a abertura do mercado de carnes bovina e suína in natura. O Brasil também pedirá apoio ao Canadá para a candidatura do fiscal federal agropecuário Guilherme Costa à presidência da Comissão do Codex Alimentarius, referência internacional para a solução de disputas sobre inocuidade alimentar e proteção à saúde do consumidor. Do lado canadense, o interesse é pela venda de produtos como bovinos vivos, sêmen e embrião de ovinos e caprinos. Temas como a cooperação técnica entre os dois países e o alinhamento para negociações na Organização Mundial do Comércio e outros fóruns internacionais também estão na pauta da reunião.

O Canadá ocupa a 22ª posição entre os destinos dos produtos agrícolas brasileiros. Entre janeiro e junho deste ano, as vendas para o país renderam US$ 188 milhões, com destaque para o açúcar e o café. Já o Brasil importou do Canadá US$ 42 milhões no mesmo período. Os principais produtos foram lentilhas e ervilhas, rações para animais e trigo.
Depois dos dois dias de reunião no Canadá, o secretário Odilson Ribeiro Silva, José Luís Vargas e Filipe Lopes vão integrar a comitiva do ministro Blairo Maggi, que participará do CCA Brasil-Estados Unidos, em Washington, na próxima quinta-feira (28).

Comitês 

O CCA do Brasil com o Canadá foi criado há dez anos com o propósito de intensificar as relações no setor agrícola, expandir o fluxo comercial entre as duas economias e promover o intercâmbio de conhecimentos técnico-científicos. 

Além do Canadá e dos Estados Unidos, o Brasil mantém comitês consultivos com China, Coreia do Sul, Indonésia, Rússia e Ucrânia. A criação de CCA’s com a Índia e o Irã está em fase de negociação.

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink