CI

Brasil e Chile reúnem-se para avançar em negociações comerciais

Países discutem questões sanitárias e fitossanitárias para ampliar intercâmbio


Países discutem questões sanitárias e fitossanitárias para ampliar intercâmbio do agronegócio

Representantes do Brasil e do Chile se encontram nesta segunda-feira, 6 de agosto, com expectativa de avançar em negociações sanitárias e fitossanitárias. A reunião se estende até terça-feira, 7 de agosto, e será no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).


O objetivo do encontro bilateral é ampliar o intercâmbio comercial de produtos agrícolas e pecuários de interesse para os países. Participam o Secretário de Defesa Agropecuária (SDA) do Mapa, Ênio Antonio Marques Pereira, e o Diretor do Serviço Agrícola e Pecuário do Chile, Anibal Ariztia.

Serão tratados temas como o andamento das Análises de Risco de Pragas (ARP) para produtos de origem vegetal e o atual estágio dos processos. As partes também negociarão novos requisitos zoossanitários para exportação brasileira de suínos vivos e material genético suíno, bem como certificação sanitária para exportação brasileira de farinha de aves e de carne desidratada de origem bovina e avícola.


As ARP’s constituem etapa fundamental do processo e servem para avaliar o risco de propagação de pragas entre os dois países por meio da exportação de produtos de origem vegetal. Após a conclusão das ARP’s, são estabelecidos os requisitos fitossanitários que o país exportador deve cumprir para minimizar riscos.

Com relação aos requisitos zoossanitários, o Mapa busca harmonizar as exigências chilenas com as recomendações da Organização Mundial de Saúde Animal, organismo internacional de referência para esses assuntos.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.