CI

Brasil e China em conjunto pela sustentabilidade

“Uma taxonomia unindo China, União Europeia e Brasil seria o melhor cenário"


Foto: Canva

Os governos de Brasil e China devem desenvolver padrões comuns para financiar agro sustentável e, além disso, a União Europeia e a China negociam critérios unificados para concessão de finanças verdes, incluindo no setor agrícola e uma harmonização pode facilitar os fluxos de crédito. Presidente do IFS, o economista chinês Ma Jun ressaltou que já existe um “consenso” entre China e União Europeia para adoção de uma taxonomia comum de finanças sustentáveis em relação a 70 itens, incluindo no setor agrícola.

“Brasil e China podem avançar em uma taxonomia comum, com padrões que permitam que o financiamento à agricultura sustentável seja mais fluído”, disse Ma Jun. Secretário-adjunto de Política Agrícola do Ministério da Agricultura do Brasil, José Ângelo Mazzilo Júnior declarou ver com “entusiasmo” o desenvolvimento de uma taxonomia bilateral, que poderia ser aplicada a outras áreas do comércio Brasil-China além da agricultura.

“Uma taxonomia unindo China, União Europeia e Brasil seria o melhor cenário, porque dessa forma não será necessário trabalhar com padrões diferentes. Isso facilitaria muito a concessão de empréstimos, e mais investidores e bancos internacionais participariam desta iniciativa”, indica Hsia Hua Sheng, vice-presidente do Banco da China no Brasil.

Na opinião de Taciano Custódio, head de Sustentabilidade do Rabobank no Brasil, a produção agrícola brasileira já adota uma série de práticas sustentáveis que poderiam servir de base para a construção de critérios comuns entre os dois países. Entre elas, mencionou o plantio direto, o uso de biofertilizantes e o equilíbrio e redução de fertilizantes químicos. “É bom lembrar que 100% da soja plantada no Brasil já é de baixo carbono.”

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.