CI

Brasil e EUA vão liderar mercado mundial de carne

Projeção é da OCDE no relatório Perspectivas Agrícolas 2017-2026


“A previsão é de que a participação dos dois maiores exportadores de carne — Brasil e Estados Unidos — nas exportações mundiais aumente para 44%, contribuindo com quase 70% do aumento previsto para as exportações mundiais do produto durante o período analisado”. A projeção é da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico).

De acordo com a estimativa, o mercado de carne ficará mais concentrado na medida em que os fornecedores das Américas forem beneficiados com uma maior produtividade e fornecimento local favorável de grãos forrageiros. Outro fator de influência será a depreciação do câmbio no Brasil e na Argentina.

O relatório Perspectivas Agrícolas 2017-2026, produzido em parceria com a FAO, aponta que a depreciação projetada a médio prazo para as moedas argentina (Peso) e brasileira (Real) em relação ao Dólar americano vai estimular o crescimento das exportações de leite destes países na medida em que sejam mais competitivos.

O levantamento faz projeções ainda incluindo o mercado aviário: “O índice de concentração para o mercado de aves de curral em 2026 será impulsionado pelo crescimento do Brasil, dos Estados Unidos e da União Europeia. Para a carne bovina, a concentração do mercado também irá aumentar até 2026, impulsionada pelo crescimento no Brasil e na Austrália”.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.