PROJEÇÃO

Brasil e EUA vão liderar mercado mundial de carne

Projeção é da OCDE no relatório Perspectivas Agrícolas 2017-2026
Por: -Leonardo Gottems
313 acessos

“A previsão é de que a participação dos dois maiores exportadores de carne — Brasil e Estados Unidos — nas exportações mundiais aumente para 44%, contribuindo com quase 70% do aumento previsto para as exportações mundiais do produto durante o período analisado”. A projeção é da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico).

De acordo com a estimativa, o mercado de carne ficará mais concentrado na medida em que os fornecedores das Américas forem beneficiados com uma maior produtividade e fornecimento local favorável de grãos forrageiros. Outro fator de influência será a depreciação do câmbio no Brasil e na Argentina.

O relatório Perspectivas Agrícolas 2017-2026, produzido em parceria com a FAO, aponta que a depreciação projetada a médio prazo para as moedas argentina (Peso) e brasileira (Real) em relação ao Dólar americano vai estimular o crescimento das exportações de leite destes países na medida em que sejam mais competitivos.

O levantamento faz projeções ainda incluindo o mercado aviário: “O índice de concentração para o mercado de aves de curral em 2026 será impulsionado pelo crescimento do Brasil, dos Estados Unidos e da União Europeia. Para a carne bovina, a concentração do mercado também irá aumentar até 2026, impulsionada pelo crescimento no Brasil e na Austrália”.

Veja também

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink