CI

Brasil é exemplo na produção de palma

Programa de Produção Sustentável da Palma de Óleo está promovendo o desenvolvimento da região Norte


“Temos construído, nos últimos cinco meses, um programa de produção de palma de óleo bastante sólido, que visa a inserir o Brasil na produção mundial de forma positiva e sustentável”, afirmou o secretário de Produção e Agroenergia do Ministério da Agricultura, Manoel Bertone, nesta quinta-feira, 14 de outubro, durante a abertura da 2ª Reunião da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva da Palma de Óleo, em Belém (PA).

Apesar de ser fonte de alimento e de biocombustível, a palma de óleo é estigmatizada no mundo por não ser produzida de maneira sustentável, provocando desmatamento. No Brasil, o Programa de Produção Sustentável da Palma de Óleo está promovendo o desenvolvimento da região Norte, com inclusão social e geração de emprego e renda. “Com o fomento do governo, os agricultores não precisam desmatar aleatoriamente para plantar palma, pois recebem o apoio necessário para o desenvolvimento da cultura”, informou Bertone.

Os membros da câmara, composta por representantes do governo e setor privado, apresentaram ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva um balanço das ações desenvolvidas até o momento e as perspectivas para os próximos anos. Representantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) lançaram a cultivar híbrida que garante maior resistência e produtividade da oleaginosa.

Criada neste ano, a câmara faz parte das ações do Programa de Produção Sustentável da Palma de Óleo no Brasil, que orienta sobre as áreas aptas para o cultivo na região Amazônica. O programa fomenta o uso de tecnologias e concede linhas de crédito rural para incentivar a cultura.

“Queremos ter esse espaço institucional permanente para identificar oportunidades de desenvolvimento da palma, seguindo os critérios de sustentabilidade”, disse Bertone. Segundo o secretário, que é presidente da câmara, as ações garantirão o sucesso do programa a longo prazo, além de expandir a cultura no país.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.