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Brasil é mercado prioritário para vinho português

"Importância da internacionalização dos produtos num mercado muito competitivo"


Foto: Marcel Oliveira

O Ministério da Agricultura de Portugal anunciou que vai investir nada menos que seis milhões de euros para apoiar a promoção de seu principal produto – os vinhos portugueses – pelo mundo. E o Brasil é considerado um dos mercados prioritários, ao lado de Angola, Moçambique, Canadá, Estados Unidos, Colômbia, México, Noruega, Rússia, Suíça, Ucrânia, China, Coreia do Sul, Japão e Singapura, bem como o Reino Unido.

“Sabendo da importância da internacionalização dos nossos produtos, num mercado muito competitivo, lançamos agora este aviso para o setor dos vinhos, por forma a acautelar, através de políticas públicas, os efeitos negativos desta pandemia no mercado e garantir que retomaremos rapidamente o ritmo de crescimento que tínhamos antes desta crise sanitária”, afirma a ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes.

De acordo com ela, “o setor do vinho tem dado provas de enorme resiliência e capacidade de adaptação”. O Ministério da Agricultura português ressalta que vem verificando-se um crescimento de 3,9% nas exportações no acumulado do ano de 2020 (de janeiro a outubro), quando comparado com o mesmo período do ano passado.

Para combater os efeitos causados pela pandemia de COVID-19, o governo português lançou várias medidas de apoio que somam 18 milhões de euros. “Numa estratégia consistente de apoio ao investimento das exportações do vinho nacional, prosseguida pelo Instituto do Vinho e da Vinha (IVV) em articulação com o IFAP, o apoio à promoção em países terceiros é destinado às empresas exportadoras, organizações interprofissionais e outras entidades com projetos de promoção em países extracomunitários”, garantem as autoridades.

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