CI

Brasil é o principal exportador mundial de carne bovina em volume

País aparece como quarto maior vendedor de gado vivo a outros países, segundo o Departamento de Agricultura dos EUA


Principal exportador mundial de carne bovina em volume, o Brasil aparece como o quarto maior vendedor de gado vivo a outros países, de acordo com o Departamento de Agricultura dos EUA.

É superado pelos países que fornecem bovinos para engorda para os Estados Unidos -Canadá e México (primeiro e terceiro do ranking)- e pela Austrália (a segunda), que atende o Sudeste Asiático.

Para Péricles Salazar, da Abrafrigo, para se contrapor ao crescimento do embarque de "boi em pé", a indústria precisa de "novos nichos", levando ao consumidor produtos cada vez mais elaborados, e não peças inteiras, com pouco processamento.

José Vicente Ferraz, diretor da consultoria AgraFNP, concorda que a exportação do gado vivo pareça um "contrassenso do ponto de vista econômico", pelo custo mais alto do transporte. "Mas esse mercado existe, e o Brasil o atende", afirma.

Na disputa pela matéria-prima, Salazar considera crucial a edição da medida provisória que prevê a desoneração de 4,5% da cobrança do PIS/ Cofins para os frigoríficos que atuam no mercado interno. Prometida pelo Ministério da Fazenda, a MP ainda não foi publicada.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.