CI

Brasil e Paraguai assinam acordo na área sucroalcooleira


O Brasil fechou nesta quinta-feira (16-12) com o Paraguai um acordo de cooperação técnica para o desenvolvimento da indústria sucroalcooleira e utilização de álcool combustível naquele país. O documento foi assinado durante a reunião de cúpula do Mercosul, em Belo Horizonte, entre os ministros do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior do Brasil, Luiz Fernando Furlan, e da Indústria e Comércio do Paraguai, Ernst Bergen. O acordo inclui transferência de tecnologia e medidas para facilitar a instalação de empresas brasileiras no Paraguai. E até a possibilidade de financiamento de projetos de engenharia nessa área, tanto para empresas brasileiras quanto paraguaias, que seriam custeados pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

O ministro Furlan destacou que o Brasil quer participar da força-tarefa de fortalecimento da economia formal do Paraguai e do desenvolvimento do país. "Nossa percepção é de que o encurtamento deste caminho passa pelo agronegócio e estamos começando com a energia renovável", disse. Ele ressaltou que a entrada em vigor do Protocolo de Kyoto, a partir de 2008, exigirá que os países desenvolvam projetos de utilização de energia renovável e destacou que o Paraguai tem um enorme potencial neste campo.

Bergen não forneceu dados sobre consumo e potencial de mercado, mas lembrou que a nação tem interesse em estimular o consumo de combustíveis alternativos.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.