CI

Brasil eleva importação de trigo da Argentina

No ano passado, o Brasil importou 6,6 milhões de toneladas do cereal


No ano passado, o Brasil importou 6,6 milhões de toneladas de trigo da Argentina, o que corresponde a 95% da importação nacional do produto. O Brasil é o maior comprador desse produto do mercado vizinho. Para este ano, a Associação Brasileira da Indústria do Trigo (Abitrigo) prevê um crescimento das importações em mais de 50%.

As exportações de produtos agropecuários argentinos para os países do Mercado Comum do Sul (Mercosul) aumentaram 26% em divisas no período de janeiro a novembro de 2006, em comparação com igual período de 2005, de acordo com o Serviço Nacional de Saúde e Qualidade Agroalimentar da Argentina (Senasa). O principal mercado foi o Brasil, que comprou 7 milhões de toneladas num montante de US$ 1,5 bilhões.

O trigo no Brasil, em 2006, viveu um ano difícil. Segundo dados Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a safra de grãos no país totalizou 116,6 milhões de toneladas, quatro toneladas a mais que no ano anterior, o que representa um crescimento de 3,6%.

A produção de 13 dos 25 produtos analisados apresentou aumento entre 2005 e 2006. O trigo, entretanto, teve a maior redução: caiu 49,1%, devido à estiagem e geada no Rio Grande do Sul e Paraná. Foi a menor safra dos últimos cinco anos. A produção nacional representa hoje apenas 50% do consumo interno.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.