CI

Brasil entra no mercado de cafés especiais

País detém 15% da exportação desses produtos diferenciados


País detém 15% da exportação desses produtos diferenciados

Maior produtor e exportador de café no mundo, o Brasil agora desponta como um dos grandes fornecedores mundiais de cafés especiais, diferenciados por sua qualidade, sabor e agregação de valores socioambientais. Com produção de 15% do mercado mundial desse segmento de café, esse crescimento é resultado da grande variação de solo e de climas das plantações de café – uma vez que a cultura é produzida em quase todas as regiões – e do forte investimento em pesquisas do Consórcio Pesquisa Café.

Atualmente, o Brasil tem mais de 700 pesquisadores, de cerca de 40 instituições, envolvidos em 74 projetos dos quais fazem parte 355 planos de ações. O Consórcio e o Programa Pesquisa Café, ambos coordenados pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), criou um arranjo para melhorar a cadeia cafeeira do Brasil. As pesquisas do Consórcio contam com apoio e financiamento do Fundo da Economia Cafeeira do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

De acordo com o gerente geral da unidade Embrapa Café, Gabriel Bartholo, o Brasil é o único produtor capaz de atender o mercado global em grandes quantidades de cafés especiais.

Para o professor Flávio Borém, da Universidade Federal de Lavras (Ufla), instituição participante do consórcio, “a pluralidade dos sabores e aromas dos cafés do Brasil deve ser sua marca mais notável, refletindo a exuberância de sua natureza e diversidade cultural de seu povo. Isso precisa ser mais bem compreendido e explorado para o bem de nossa cafeicultura”, defende.

Dentre as várias definições para o café especial, Borém destaca os atributos sensoriais e os sistemas de produção. “O café pode ser especial por possuir sabor e aromas únicos, distintos do café comum por ser produzido em sistema orgânico, ser de origem controlada ou até mesmo por se raro e exótico”, explica.

Café no Brasil

De acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), o Brasil possui hoje uma área plantada de 2,3 milhões de hectares, com cerca de 5,7 bilhões de pés - pouco mais da metade só no Estado de Minas Gerais - e a safra prevista para 2012 é de 50,62 milhões de sacas. São mais de 287 mil produtores que, fazendo parte de associações e cooperativas distribuídas em 15 estados: Acre, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Distrito Federal, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rondônia e São Paulo.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.