CI

Brasil envia delegação para encontro mundial de tabaco

Em 2015, o Brasil produziu 517 mil toneladas de tabaco


Em 2015, o Brasil produziu 517 mil toneladas de tabaco

Uma delegação formada por representantes da Casa Civil e dos ministérios da Agricultura, Saúde, Desenvolvimento Agrário, Fazenda e Relações Exteriores participará da 7ª Conferência das Partes da Convenção Quadro para o Controle do Tabaco da Organização Mundial de Saúde (OMS). O encontro será em Nova Deli (Índia) entre os dias 7 e 13 deste mês. O representante do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) é o secretário substituto de Política Agrícola, Sávio Pereira. Segundo ele, o evento é muito relevante para a agricultura do País, porque o Brasil é o maior exportador mundial de tabaco.

“Vamos levar o posicionamento que já está acordado na Convenção Quadro, assinada por seis ministros: não há proibição à produção do tabaco ou restrição a políticas nacionais de apoio aos agricultores que atualmente se dedicam a essa atividade. O Brasil também não apoiará propostas que visem a utilizar a normativa como instrumento para práticas discriminatórias ao livre comércio”, ressaltou o secretário substituto, que também é membro da Comissão Nacional para a Implementação da Convenção-Quadro.

“Os produtores, na maioria dos casos pequenos agricultores, poderão ser atingidos pelas decisões da Conferência e o Ministério da Agricultura deve se preocupar com os efeitos negativos sobre a produção rural”, salienta Pereira. Em 2015, o Brasil produziu 517 mil toneladas de tabaco, de acordo com dados do setor. O produto brasileiro foi exportado para 97 destinos, como União Europeia (43%) e China (25%), com uma receita de US$ 2,2 bilhões. O tabaco é cultivado em 640 municípios da região Sul, com 330 mil hectares de área cultivada e cerca de 160 mil produtores. A atividade econômica do tabaco envolve 640 mil pessoas no meio rural.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.