Brasil espera colher safra histórica de café em 2012
CI
Agronegócio

Brasil espera colher safra histórica de café em 2012

Além da alta bienalidade do ciclo, cafeicultores também investem em tecnologia e produtividade
Por:
Além da alta bienalidade do ciclo, cafeicultores também investem em tecnologia beneficiando a produtividade

A expectativa da safra de café 2012, entre 48,97 e 52,27 milhões de sacas beneficiadas, aponta para um excelente desempenho devido a investimentos na lavoura, como aplicação de insumos pelo produtor por exemplo. A análise foi apresentada, nesta terça-feira, 10 de janeiro, em Brasília, pelo secretário de Produção e Agroenergia do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Manoel Bertone, durante o primeiro levantamento do café realizado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).


A produção nacional de café vem se desenvolvendo de forma consistente e crescente, nos últimos dez anos. De acordo com Bertone, o volume esperado é resultado do aumento da produtividade e da melhoria da qualidade do grão, além da adoção de tecnologia.


O café colhido neste ano vai atender ao mercado interno, que cresce a 4 e 4,5% ao ano, e recompor, parcialmente, os estoques nacionais a partir de agosto. O secretário lembrou que os países produtores da América Central e da África estão com a produção estagnada. “Desta forma, abre-se a possibilidade do país continuar como protagonista no mercado mundial do grão”, afirmou.


Em relação aos efeitos climáticos, o excesso de chuva nas regiões cafeeiras pode afetar o cafezal com a presença de pragas e doenças. Bertone ressaltou que o café está na fase de granação (maturação) dos grãos - chumbinho como é conhecido - e as chuvas são benéficas neste estágio. “Caso haja infestação de pragas e doenças, o cafeicultor consegue controlar com os tratos culturais. Os preços do café estão em bom nível há um ano e os produtores podem investir em tecnologia”, concluiu.

Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.