CI

Brasil estará livre da febre aftosa em três anos, diz Stephanes

Segundo o ministro, o governo vem trabalhando intensivamente de forma bilateral com países que fazem fronteira com o Brasil


Todo o território nacional deverá estar livre da febre aftosa dentro de três anos. A meta foi anunciada pelo ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, durante encontro com lideranças do agronegócio na Federação da Agricultura e Pecuária do Pará (Faepa), na sexta-feira (8-08). Segundo o ministro, o governo vem trabalhando intensivamente de forma bilateral com países que fazem fronteira com o Brasil, como Paraguai, Bolívia e Venezuela e, multilateralmente, com organismos internacionais visando eliminar a aftosa no continente.

Stephanes disse, ainda, que o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento deve realizar, em breve, auditoria na estrutura de defesa agropecuária do estado com o objetivo de avaliar o risco de febre aftosa no Pará. Hoje, 44 municípios da região centro-sul do estado são reconhecidos internacionalmente como livres de febre aftosa com vacinação. A meta agora é estender este reconhecimento para as demais regiões.

Neste momento, os governos federal, estadual e setor privado estão desenvolvendo, de forma integrada, ações nas regiões Norte e Nordeste do País. A finalidade deste trabalho é acelerar a implantação de sólidas estruturas de defesa agropecuária e permitir que todos os estados destas regiões sejam livres de febre aftosa com vacinação, resultando no reconhecimento de todo o território nacional.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.