Brasil exporta maior volume de arroz em 8 anos
CI
Imagem: Marcel Oliveira
MERCADO

Brasil exporta maior volume de arroz em 8 anos

De março a dezembro as vendas ao exterior totalizaram 1.6 milhão de toneladas
Por: -Eliza Maliszewski

Números divulgados nesta sexta-feira (15) pela Associação Brasileira da Indústria do Arroz (Abiarroz) e pelo Sindicato da Indústria do Arroz do RS (Sindarroz-RS), mostram que o Brasil exportou no ano passado o maior volume de arroz no período desde 2011/12.

De março a dezembro as vendas ao exterior de arroz (base casca) totalizaram 1.667.305 toneladas. O Brasil deve fechar o ano comercial, em fevereiro de 2021, com exportações de 1,8 milhão de toneladas. Os principais compradores do cereal brasileiro no período foram Peru, Venezuela e Cuba. 

Já as importações de arroz totalizaram 1.140.007 toneladas e foram lideradas pelos países do Mercosul (Paraguai, Argentina e Uruguai). A estimativa é que as importações alcancem cerca de 1,2 milhão de toneladas.

Segundo o diretor-executivo do Sindarroz-RS, Tiago Sarmento Barata, o setor orizícola conseguiu vencer os desafios da pandemia. “O setor teve resiliência para atender às exigências sanitárias globais e o aumento da demanda nos mercados externo e interno em decorrência da pandemia”, comentou.

Em dezembro do ano passado, as exportações brasileiras foram de 51 mil toneladas, contra importações de 218,5 mil toneladas. Este foi o menor volume exportado desde julho de 2019 e maior de importação dos últimos 12 anos.
 


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink