Brasil fecha safra 11/12 de arroz produzindo 15% a menos
CI
Agronegócio

Brasil fecha safra 11/12 de arroz produzindo 15% a menos

Recuo está associado à queda significativa em áreas
Por:
Recuo está associado à queda significativa em áreas

Com a safra brasileira de arroz 2011/12 praticamente colhida o país encerra oficialmente o ciclo agrícola registrando um decréscimo de 13,9% em área e 14,8% em produção, informou a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), em seu relatório mensal de safra divulgado em setembro.


Conforme a estatal, o recuo na produção resultou da queda significativa de áreas em relação à safra passada, verificada praticamente em todos os estados do país. Ao todo, foram colhidas 11,6 milhões de toneladas, resultado 15% inferior frente ao verificado em 2010/11, quando somou 13,6 milhões de toneladas.

Mas de acordo com a companhia, o resultado não foi ainda menor porque a produtividade tem se mantido estável, em especial na região Sul, onde se concentram 51% da área cultivada e contribui com 77,4% da produção nacional de arroz, elencou a Conab no relatório.


A Companha Nacional de Abastecimento cita ainda que a região Sul se destacou na redução de área cultivada com 122,6 mil hectares a menos nesta safra, sendo que o estado do Rio Grande do Sul, que possui 43,4% de toda a área cultivada no Brasil, contribui com 66,7% da produção, experimentou uma queda de 11,4% na área e a redução de 13,1% na produção.

As demais regiões, que também tiveram reduções expressivas de área, completam os 270,6 mil hectares restantes, dos 393,2 mil hectares que não foram cultivados nesta safra. Embora essa área represente 68,8% da redução total de área, a redução de produção por conta disso foi de apenas 13,0% devido à produtividade média ser menor ou em torno de 28,7% do volume obtido por hectare na região Sul.

Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink