CI

Brasil ganha com doença em suínos na China

A China é o maior produtor mundial de suínos, com cerca de 54 milhões de tonelada


O Brasil poderá se beneficiar com a doença da "orelha azul" que atinge suínos na China. Indústrias brasileiras já receberam consultas para o envio de mercadoria aquele país. Segundo analistas de mercado, as exportações brasileiras para Hong Kong - que até julho somam 51,8 mil toneladas - poderão dobrar com o desvio da mercadoria para os chineses, uma vez que o Brasil não tem acordo sanitário para o embarque direto. Há quem acredite também que os dois países possam fazer tratativas comerciais. O Brasil também ganharia com o embarque para nações antes atendidas pela China e com o aumento dos preços internacionais do animal.

"A China já está importando dos Estados Unidos e temos recebido muitas consultas", diz Pedro de Camargo Neto, presidente da Associação Brasileira da Indústria Produtora e Exportadora de Carne Suína (Abipecs). Segundo ele, o assunto será examinado no próximo mês em reunião em Brasília. "Eles também podem aprovar um acordo sanitário emergencial". A China é o maior produtor mundial de suínos, com cerca de 54 milhões de tonelada.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.