Brasil importa mais de 110 mil toneladas de soja até maio
CI
Agronegócio

Brasil importa mais de 110 mil toneladas de soja até maio

Para Flávio Roberto de França Junior, analista da consultoria Safras&Mercado, o aumento das compras do grão teria sido motivado pelas boas oportunidades de negócios com países vizinhos
Por:

De janeiro a maio deste ano, o Brasil importou 111,1 mil toneladas de soja, segundo dados divulgados nesta terça-feira (22-06) pela Secretaria do Comércio Exterior (Secex). Para Flávio Roberto de França Junior, analista da consultoria Safras&Mercado, o aumento das compras do grão teria sido motivado pelas boas oportunidades de negócios com países vizinhos, como o Paraguai, e também pela resistência de muitos produtores nacionais em vender o produto a preços pouco lucrativos.

De acordo com França Junior, a produção brasileira de soja deste ano é estimada em 68,1 milhões de toneladas, contra 58,7 milhões produzidas em 2009. “O Brasil tem uma safra abundante este ano. Essa importação é mais uma questão de oportunidade de mercado. Às vezes, fica mais fácil para regiões como o oeste do Paraná, o oeste de Santa Catarina e até mesmo para o Rio Grande do Sul comprar a soja do país vizinho, o Paraguai. Há uma maior facilidade de transporte, além de um frete mais barato”, diz o especialista.

O analista também informa que há certa resistência dos produtores nacionais em vender a soja para o mercado interno, postura que já se estende desde meados de março deste ano. “Devido à grande quantidade de grãos da produção brasileira, os preços estão muito baixos, o que gera uma baixa margem de lucro para os agricultores”, completa.


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.