CI

Brasil importa mais de 110 mil toneladas de soja até maio

Para Flávio Roberto de França Junior, analista da consultoria Safras&Mercado, o aumento das compras do grão teria sido motivado pelas boas oportunidades de negócios com países vizinhos


De janeiro a maio deste ano, o Brasil importou 111,1 mil toneladas de soja, segundo dados divulgados nesta terça-feira (22-06) pela Secretaria do Comércio Exterior (Secex). Para Flávio Roberto de França Junior, analista da consultoria Safras&Mercado, o aumento das compras do grão teria sido motivado pelas boas oportunidades de negócios com países vizinhos, como o Paraguai, e também pela resistência de muitos produtores nacionais em vender o produto a preços pouco lucrativos.

De acordo com França Junior, a produção brasileira de soja deste ano é estimada em 68,1 milhões de toneladas, contra 58,7 milhões produzidas em 2009. “O Brasil tem uma safra abundante este ano. Essa importação é mais uma questão de oportunidade de mercado. Às vezes, fica mais fácil para regiões como o oeste do Paraná, o oeste de Santa Catarina e até mesmo para o Rio Grande do Sul comprar a soja do país vizinho, o Paraguai. Há uma maior facilidade de transporte, além de um frete mais barato”, diz o especialista.

O analista também informa que há certa resistência dos produtores nacionais em vender a soja para o mercado interno, postura que já se estende desde meados de março deste ano. “Devido à grande quantidade de grãos da produção brasileira, os preços estão muito baixos, o que gera uma baixa margem de lucro para os agricultores”, completa.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.