CI

Brasil negocia hoje com a China a ampliação do comércio bilateral


O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Roberto Rodrigues, reúne-se hoje (19-04), às 14h30, em seu gabinete, com o vice-primeiro ministro da China, Rhuy Liangyu. Na oportunidade, será assinado memorando de entendimentos para fortalecimento da cooperação bilateral na área agrícola, Também vão tratar da pauta da próxima viagem de Rodrigues à China, um dos principais parceiros comerciais do Brasil. O ministro deverá integrar a comitiva presidencial que irá Pequim no final de maio.

O memorando a ser assinado em Brasília propõe a criação de um Comitê Conjunto Sino-Brasileiro de Cooperação em Agricultura para implementar as relações bilaterais. Em Pequim, os ministros Rodrigues e Du Qinglin, da Agricultura da China, deverão assinar o Termo de Referência que permitirá a operacionalização do comitê.

Entre as áreas de interesse mútuo estão questões relacionadas à legislação do comércio agrícola, biotecnologia, pesquisa científica e promoção comercial. Na China, Rodrigues também deverá assinar com o Ministério da Quarentena memorando de entendimento relacionado a temas sanitários e fitossanitários.

A China é o maior importador da soja brasileira. A participação do país asiático nas vendas totais do complexo soja saltou de 15,8% em 2002 para 19,5% no ano passado. Em 2003, foram embarcadas 6,1 milhões de toneladas de soja em grão para o mercado chinês, que renderam US$ 1,3 bilhão em divisas.

No final de março, o governo chinês aprovou o Certificado de Sanidade de Modificação Genética a ser emitido pelo Brasil para exportação de soja transgênica. Além disso, as cargas de óleo de soja em bruto embarcadas para a China pelo porto de Paranaguá (PR) agora são acompanhadas de um certificado de qualidade emitido pelo Ministério da Agricultura.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.