CI

Brasil negocia regras para vender biodiesel à UE

O governo negocia com a UE a definição de padrões internacionais de qualidade para o biodiesel


O governo brasileiro abre no próximo ano uma frente de negociações com a União Européia para definir padrões internacionais de qualidade para o biodiesel e, dessa forma, tornar viáveis as exportações do combustível. Hoje, a produção brasileira não atende às especificações européias, que exigem que o combustível seja à base de canola. "Enquanto houver essa regra, será impossível exportar", diz Roberto Ardenghy, superintendente de abastecimento da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).


Ele aponta como outro fator que dificulta os embarques a imposição de uma taxa de 18% sobre o valor exportado. Ardenghy observa que o Brasil fez exportações esporádicas, para teste de qualidade, e que existe interesse dos grupos europeus em receber o biocombustível brasileiro. Em fevereiro, representantes do governo brasileiro reúnem-se com a Comissão Européia em Bruxelas para avançar nas discussões.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.