CI

Brasil perde de lavada para Argentina e Uruguai em campo crucial da economia

Estudo da Farsul calculou o peso dos tributos e dos custos de produção do agronegócio em quatro culturas: arroz, milho, soja e trigo


Um estudo divulgado nesta quarta-feira (26) pela Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul) revela disparidades entre os custos de produção agrícola no Brasil e em outros países do Mercosul. Também foi revelado o peso da carga tributária sobre os bens de produção.

O ‘Custo Brasil’ da agricultura para produzir grãos como soja e milho é, em média, 79% mais caro que na Argentina e 32% maior que no Uruguai, informa o Sistema Farsul. Além disso, conforme o estudo, os produtores brasileiros pagam, em média, 86% mais por insumos para importar máquinas, fertilizantes, defensivos agrícolas e demais produtos necessários para a produção.

Segundo o economista-chefe do Sistema Farsul, Antônio da Luz, a competitividade do produtor brasileiro é prejudicada pelas dificuldades impostas na importação. Os impostos e a queda nos preços das commodities vêm impactando diretamente na lucratividade do produtor rural, o que gera desinteresse pelo cultivo de algumas atividades estratégicas como o trigo, na avaliação do estudo.

“Os resultados de safra que temos este ano são graças ao empenho do agricultor de buscar cada vez mais a produtividade. Mas estamos enfrentando uma situação de safra cheia e bolso vazio. O produtor vem diminuindo cada vez mais a sua margem e está vendendo até abaixo do custo de produção para poder sobreviver”, afirma o presidente da Comissão do Arroz da Farsul, Francisco Schardong, alertando que em breve também pode haver desinteresse pelo cultivo de arroz no país.

A situação é diferente nos países vizinhos. Antônio Da Luz destaca que enquanto argentinos e uruguaios podem adquirir insumos a preço de mercado internacional, no Brasil a compra de máquinas e equipamentos e outros produtos sofre uma série de restrições para proteger a indústria brasileira.
Impostos em produtos agrícolas

O estudo da Farsul calculou o peso dos tributos sobre insumos, serviços agrícolas, manutenção e distribuição e colheita em quatro culturas. O arroz lidera nesse campo, com 30,26% do custo total. Na sequência vem o milho (27,10%), soja (27,05%) e trigo (26,21%).

Para o economista-chefe da entidade, as requisições de inspeções e liberações de departamentos técnicos, além da incidência de taxas, impostos de importação, PIS/Cofins, ICMS são mecanismos que fecham o país para a livre concorrência. 

Da Luz esclarece que uma das soluções seria remover os entraves burocráticos para que os produtores brasileiros consigam diminuir os seus custos de produção ao acessar produtos nos mercados que tiverem as melhores ofertas.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.