CI

Brasil perde produção de 30 milhões de toneladas por ano de grãos

Os principais motivos dessas perdas se devem a fatores de informalidade e ilegalidade no uso de sementes e que acabam prejudicando toda a cadeia produtiva do agronegócio, inclusive o comércio internacional


"O Brasil perderá divisas de US$ 70 milhões na safra 2006-2007 e a Embrapa deixará de arrecadar, somente no caso da soja, R$ 20 milhões em royalties, que deveriam ser investidos em pesquisa e desenvolvimento de variedades adequadas às condições brasileiras." O alerta foi dado nesta terça-feira (07-08), em Brasília, por Ywao Miyamoto, presidente da Abrasem (Associação Brasileira de Sementes e Mudas), durante Audiência Pública realizada pela Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados. Os principais motivos dessas perdas, segundo ele, se devem a fatores de informalidade e ilegalidade no uso de sementes e que acabam prejudicando toda a cadeia produtiva do agronegócio, inclusive o comércio internacional.

O prejuízo brasileiro, de acordo com o presidente da Abrasem, ganha ainda mais importância quando se sabe que, com a atual redução de 15% do plantio de soja nos Estados Unidos, em função da expansão de produção de milho, o Brasil e a Argentina disputarão, a partir de agora, a liderança mundial da produção de soja. "O Brasil não deveria colocar em risco essa liderança por causa de fatores de informalidade e ilegalidade, que podem ser combatidos pelo governo, pelas lideranças do agronegócio e pelos produtores", acredita Miyamoto.

Sob o tema "Os Atuais Fatores de Risco para a Sobrevivência do Agronegócio", a audiência pública foi requerida pelo deputado Moacir Micheletto (PMDB-PR) e abordou, entre outros tópicos, os riscos de desestruturação da pesquisa agrícola decorrentes da prática de pirataria de sementes. De acordo com Miyamoto, a safra 2006-2007, estimada em cerca de 130,5 milhões de toneladas de grãos, na verdade, deveria ser de 160 milhões de toneladas. "Temos a obrigação de alertar a todos sobre esse desvio que ameaça a todos", acrescentou.

Foram convidados para a Audiência Pública da Comissão de Agricultura da Câmara os seguintes palestrantes: Dr. Alécio Maróstica, representante da CNA na Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Insumos Agrícolas do Ministério da Agricultura/MAPA; Dr. Helington José Rocha, diretor de Propriedade Intelectual do Ministério da Agricultura/MAPA; Dr. Ivo Carraro, da OCB – Organização das Cooperativas Brasileiras; Dr. José Roberto Rodrigues Peres, gerente geral de Transferência de Tecnologia da EMBRAPA; Dr. Adoniran Sanches Peraci, secretário de Agricultura Familar (SAF/Pronaf) do MDA - Ministério do Desenvolvimento Agrário; e Dr. Ywao Miyamoto, presidente da Abrasem- (Associação Brasileira de Sementes e Mudas). As informações são da assessoria de imprensa da Abrasem.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.