Brasil pode ganhar mais um estado
CI
Imagem: Pixabay
FEDERAÇÃO

Brasil pode ganhar mais um estado

28ª unidade seria desmembrada do estado do Pará
Por: -Eliza Maliszewski

Tramita no Senado o projeto que pretende criar mais um estado no Brasil. A 28ª unidade seria desmembrada do estado do Pará e se chamaria Tapajós. O projeto já passou na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e está prestes a ser votado.

 A ideia é dividir o Pará, cedendo 43,15% de seu território, uma área de 538,049 mil km², um pouco maior do que Goiás. Caso aprovado, Tapajós terá cerca de dois milhões de habitantes (15% da população do Pará), 11% do Produto Interno Bruto (PIB) do estado (quase R$ 6,5 bilhões), oito deputados federais e 24 estaduais e, inicialmente, 24 municípios.

A capital do estado seria Santarém. Fariam parte de Tapajós as cidades de Alenquer, Almeirim, Aveiro, Belterra, Brasil Novo, Curuá, Faro, Itaituba, Jacareacanga, Juruti, Medicilândia, Mojuí dos Campos, Monte Alegre, Novo Progresso, Óbidos, Oriximiná, Placas, Prainha, Rurópolis, Terra Santa, Trairão e Uruará.

A proposta de divisão do Pará já é debatida desde os anos 1990. Mas, na época, a proposta era dividir o estado em três: Pará, Tapajós e Carajás. Após consulta popular em 2011, os cidadãos optaram por manter o Pará como única unidade federativa. O governador Helder Barbalho (MDB) já se manifestou contrário ao projeto e disse que ele é “inadequado”, pois o estado está “mais unido do que nunca”.


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.