Brasil pode ser maior concorrente dos EUA até 2040

COMÉRCIO

Brasil pode ser maior concorrente dos EUA até 2040

“O Brasil tem capacidade produtiva significativa em muitas commodities comercializadas em todo o mundo"
Por: -Leonardo Gottems
1617 acessos

Um relatório divulgado pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), indicou que pesquisadores da Texas A & M University, juntamente com a economista agrícola do USDA Constanza Valdes, publicaram um estudo afirmando que o Brasil tem potencial produtivo para se equiparar aos próprios EUA até 2040. De acordo com o USDA, o Brasil tem uma grande capacidade de produção em commodities importantes a nível global. 

“O Brasil tem capacidade produtiva significativa em muitas commodities comercializadas em todo o mundo, incluindo soja, milho, algodão, carne bovina, carne de frango e suco de laranja. O Brasil é um concorrente extremamente feroz para os Estados Unidos nos mercados mundiais de soja, carne bovina e carne de aves e, em menor escala, de arroz e algodão”, diz o texto. 

Segundo o relatório, o principal entrave que vem impedindo um desenvolvimento mais acelerado do setor agrícola brasileiro, em relação aos Estados Unidos e ao comércio exterior, é a falta de infraestrutura. Nesse cenário, eles explicam que o setor privado está tentando se movimentar, mas o poder público não investiu o necessário nessa questão, como hidrovias e portos. 

“Muitos no Brasil, incluindo coalizões do setor privado, estão trabalhando para melhorar sua infraestrutura para o transporte mais eficiente de produtos dentro do país e para os portos. Além disso, muitos portos, particularmente no norte do Brasil, estão sendo atualizados com investimentos privados para lidar com o aumento do comércio. As reformas tributária, trabalhista, do seguro agrícola e das regulamentações ambientais podem liberar toda a sua capacidade competitiva”, indica o Departamento.


Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink